Momento Tecnologia #50: Aplicativo usa política e tecnologia na análise de mercado

Plataforma Sigalei, criada por Danilo Oliveira, ajuda o profissional do mercado a compreender melhor o que se passa na esfera política do País

Por
 08/06/2021 - Publicado há 3 anos
Momento Tecnologia - USP
Momento Tecnologia - USP
Momento Tecnologia #50: Aplicativo usa política e tecnologia na análise de mercado
/

Entender o que se passa no cenário político é uma das principais formas para se tomar uma decisão dentro de uma sociedade. No mundo da economia e do mercado, repleto de decisões e investimentos, o assunto ganha ainda mais fôlego. Pensando nisso, surgiu a plataforma Sigalei, criada em 2015 e que, atualmente, tem o objetivo de oferecer análises de pontos do contexto político que possam influenciar no negócio de seu usuário.

“A nossa ideia enquanto startup é fazer com que os grupos que são impactados pelas políticas públicas possam, de maneira fácil e intuitiva, entender o que está acontecendo, entender quem está envolvido naquele assunto para saber se de fato aquilo é um risco ou uma oportunidade e também para ajudá-los a trabalhar ou negociar junto com o governo, para que as ações governamentais sejam mais próximas da realidade”, explica Danilo Oliveira, mestre pela USP, fundador e responsável pela área de Tecnologia da Sigalei, que conta atualmente com 16 pessoas.

Através de informação qualificada, a plataforma conecta profissionais da área, stakeholders e especialistas, de modo a apresentar a profissionais do mercado o risco político e regulatório que determina as decisões de um negócio. “Por exemplo, vamos supor que eu quero trazer carro elétrico para o Brasil. Eu abro ou não abro uma concessionária? Hoje não, porque o governo não vai me dar subsídio, não vai criar uma política de transformar a economia”, exemplifica Oliveira.

“A economia não é estanque, ela está dentro da sociedade. Quaisquer decisões, não apenas de caráter político, afetam o que as pessoas, o que os agentes tomam de decisão. Você está tomando decisão, você dentro de uma empresa, de investimento de centenas, talvez centenas de milhões de reais, às vezes bilhões de reais, e você tem que saber as regras que esse investimento vai ter”, explica o professor José Carlos de Souza Santos, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP.


Momento Tecnologia
Produção: Julia Estanislau, Guilherme Castro Sousa, Alessandra Ueno
Edição de som:  Bruno Torres
Produção geral:  Cinderela Caldeira
E-mail: ouvinte@usp.br
Horário: Quinzenalmente, terças-feiras, às 8h35

O Momento Tecnologia vai ao ar na Rádio USP, quinzenalmente, terças-feiras, às 8h35 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast  Veja todos os episódios do Momento Tecnologia

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.