Momento Tecnologia #48: Supercomputador Cluster Euler pode auxiliar projetos de diversas áreas

Pesquisadores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP otimizaram equipamento, destinado a processamentos de alto desempenho, constituído por vários processadores que operam em conjunto

 11/05/2021 - Publicado há 3 anos
Momento Tecnologia - USP
Momento Tecnologia - USP
Momento Tecnologia #48: Supercomputador Cluster Euler pode auxiliar projetos de diversas áreas
/

Pesquisadores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP em São Carlos otimizaram um equipamento destinado a processamentos de alto desempenho, o supercomputador Cluster Euler. O professor Fabrício Simeoni de Sousa, do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística, trabalha diretamente com o supercomputador e explica que ele é constituído por vários processadores conectados que operam em conjunto: “São cerca de 150 máquinas, totalizando mais de 3.200 núcleos físicos de processamento ligados a uma rede ultrarrápida. É um ambiente que propicia alto desempenho em aplicações que podem ser rodadas em paralelo”.

O supercomputador ganhou o nome Cluster Euler em homenagem ao matemático e físico suíço Leonhard Euler e está instalado nas dependências do campus da USP, em São Carlos. O equipamento pode ser aplicado em inúmeras áreas, como ciências de dados, finanças e segurança pública, foi comprado com o financiamento da Fapesp e destinado ao Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria.

O Cluster Euler já é utilizado em diversos projetos. Em um deles, pesquisadores do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) utilizam o aparelho para simulações que pretendem melhorar o design de aeronaves. Já pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Regional, utilizam o supercomputador em um estudo sobre o potencial de expansão da agricultura irrigada no Brasil para planejar políticas e diretrizes. Outro exemplo de aplicação do Cluster Euler é em um projeto em parceria com a Petrobras. O equipamento é aplicado no desenvolvimento de códigos de alto desempenho para simulação de enormes reservatórios de petróleo, como aqueles encontrados no pré-sal.


Momento Tecnologia
Produção: Julia Estanislau, Guilherme Castro Sousa, Alessandra Ueno
Edição de som:  Bruno Torres
Produção geral:  Cinderela Caldeira
E-mail: ouvinte@usp.br
Horário: Quinzenalmente, terças-feiras, às 8h35

O Momento Tecnologia vai ao ar na Rádio USP, quinzenalmente, terças-feiras, às 8h35 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast  Veja todos os episódios do Momento Tecnologia

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.