Momento Tecnologia #48: Supercomputador Cluster Euler pode auxiliar projetos de diversas áreas

Pesquisadores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP otimizaram equipamento, destinado a processamentos de alto desempenho, constituído por vários processadores que operam em conjunto

11/05/2021 - Publicado há 3 anos
Momento Tecnologia - USP

Pesquisadores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP em São Carlos otimizaram um equipamento destinado a processamentos de alto desempenho, o supercomputador Cluster Euler. O professor Fabrício Simeoni de Sousa, do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística, trabalha diretamente com o supercomputador e explica que ele é constituído por vários processadores conectados que operam em conjunto: “São cerca de 150 máquinas, totalizando mais de 3.200 núcleos físicos de processamento ligados a uma rede ultrarrápida. É um ambiente que propicia alto desempenho em aplicações que podem ser rodadas em paralelo”.

O supercomputador ganhou o nome Cluster Euler em homenagem ao matemático e físico suíço Leonhard Euler e está instalado nas dependências do campus da USP, em São Carlos. O equipamento pode ser aplicado em inúmeras áreas, como ciências de dados, finanças e segurança pública, foi comprado com o financiamento da Fapesp e destinado ao Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria.

O Cluster Euler já é utilizado em diversos projetos. Em um deles, pesquisadores do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) utilizam o aparelho para simulações que pretendem melhorar o design de aeronaves. Já pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Regional, utilizam o supercomputador em um estudo sobre o potencial de expansão da agricultura irrigada no Brasil para planejar políticas e diretrizes. Outro exemplo de aplicação do Cluster Euler é em um projeto em parceria com a Petrobras. O equipamento é aplicado no desenvolvimento de códigos de alto desempenho para simulação de enormes reservatórios de petróleo, como aqueles encontrados no pré-sal.

Momento Tecnologia