Momento Tecnologia #39: Software permite identificar novos talentos no esporte

Criado por pesquisadores da USP em São Carlos, projeto iSports monitora condicionamento físico e desempenho em tempo real de atletas do futebol e do judô

Por
 10/11/2020 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 19/11/2020 as 13:30
Momento Tecnologia - USP
Momento Tecnologia - USP
Momento Tecnologia #39: Software permite identificar novos talentos no esporte
/

No Brasil, 38,8 milhões de pessoas de 15 anos ou mais de idade praticaram algum esporte, o que representa 24,% da população investigada, segundo pesquisa de 2015 realizada pelo IBGE. E foi pensando em monitorar o desempenho de esportistas que a equipe coordenada pelo professor Francisco Louzada Neto, docente do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP de São Carlos, em parceria com o Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) criou o iSports, software que realiza análises de aspectos técnicos e físicos de atletas.

O projeto surgiu inicialmente para a análise do condicionamento físico e desempenho de atletas do futebol. O software lê e pontua os jogadores através de análises estatísticas. É possível também realizar monitoramento em tempo real, ou seja, o software faz a captação dos dados durante uma partida ou jogo. A junção de todos os dados coletados, chamado de score, permite que o software identifique atletas acima da média, de acordo com Caroline Godoy, pesquisadora do Cepid CeMEAI. “A partir da coleta de dados é feita uma análise estatística onde vai reunir todas essas variáveis e criar o score. Então, a partir desse score, a gente consegue classificar os atletas como se fosse um resumo de todas as variáveis disponíveis.”

O projeto chamou a atenção da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e a parceria foi firmada pelas equipes de base da seleção brasileira. O Marcus Agostinho, um dos técnicos da categoria, explicou que essa parceria pode trazer vários benefícios para o desempenho do Brasil neste esporte com a possibilidade de detectar novos talentos e buscar, posteriormente, a captação de investimento para a modalidade. Para o software ser capaz de avaliar os esportistas do judô é preciso que o sistema se adapte às técnicas e regras da luta marcial, o que já está em andamento, de acordo com Caroline Godoy.

Para os especialistas, o iSports só tem a crescer, incorporando mais modalidades e auxiliando na análise de desempenho dos atletas brasileiros. O projeto, quando concluído, estará disponível em uma plataforma on-line e em um aplicativo para celular, como explica o professor Anderson Ara Souza, do Departamento de Estatística da Universidade Federal da Bahia e um dos idealizadores do projeto: “Temos uma grande procura pelo sistema, mas ainda está em uma fase burocrática, na construção do registro de software deste sistema. A parte de aplicabilidade será mais fácil de aplicar em outras escolas a partir do momento que tivermos a patente deste produto para disponibilizar para a comunidade em geral.”

Ouça o podcast na íntegra com reportagem de Gabrielle Abreu.


Momento Tecnologia
Produção: Julia Estanislau, Guilherme Castro Sousa, Alessandra Ueno
Edição de som:  Bruno Torres
Produção geral:  Cinderela Caldeira
E-mail: ouvinte@usp.br
Horário: Quinzenalmente, terças-feiras, às 8h35

O Momento Tecnologia vai ao ar na Rádio USP, quinzenalmente, terças-feiras, às 8h35 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast  Veja todos os episódios do Momento Tecnologia

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.