Momento Tecnologia #17: São Paulo tem potencial de energia a partir de biogás inexplorado

O Centro de Pesquisa para Inovação em Gás, sediado na USP, publicou mapas interativos que mostraram o potencial de produção de energia a partir de biogás e biometano no Estado de São Paulo. Os dados mostraram que o biogás tem um potencial para suprir 93% da energia consumida residencialmente em São Paulo, e o biometano poderia substituir até 72% do diesel comercializado no Estado. Os mapas podem também orientar investidores e o governo sobre como aproveitar esse potencial

15/10/2019 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 01/11/2019 as 11:40
Momento Tecnologia - USP
/

No Momento Tecnologia de hoje vamos falar de energia, para ser mais específico, de energia sustentável. O Brasil destoa muito do resto do mundo nesse assunto. Segundo dados do Balanço Energético Nacional de 2019 – feito pelo Ministério de Minas e Energia – nosso país produz cerca de 45% de sua energia a partir de fontes renováveis. Se compararmos com a matriz energética do mundo inteiro, esse número não chega a 10%.

Entre essas fontes sustentáveis existem o biogás e o biometano. Os dois são gases provenientes de material orgânico e possuem um grande potencial de produção energética. Um estudo recente do Centro de Pesquisa e Inovação em Gás escancarou o quanto o Estado de São Paulo ainda pode explorá-los.

Financiado pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e pela Shell, e sediado na Escola Politécnica (Poli) da USP, o centro lançou mapas interativos, em uma plataforma on-line, que mostram o potencial de geração de energia desses gases no Estado. Os dados mostraram que o biogás tem um potencial para suprir 93% da energia consumida residencialmente em São Paulo, e o biometano poderia substituir até 72% do diesel comercializado no Estado. Os mapas podem também orientar investidores e o governo sobre como aproveitar esse potencial.

Para entender melhor essa iniciativa, nesta edição do podcast Momento Tecnologia conversamos com a professora Suani Coelho, do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP, e coordenadora desse projeto.

Reportagem e apresentação: Leonardo Lopes

Edição de Áudio e Sonorização: Tabita Said e Beatriz Juska