Momento Sociedade #63: As lições que o Brasil de hoje pode tirar do Plano de Metas JK

José Luiz Portella aponta que “visão geral” e “administração paralela”, ideias colocadas no programa de Juscelino Kubitschek, poderiam ser aproveitadas pelo governo atual

 02/02/2021 - Publicado há 3 anos
Momento Sociedade - USP
Momento Sociedade - USP
Momento Sociedade #63: As lições que o Brasil de hoje pode tirar do Plano de Metas JK
/

O Momento Sociedade de hoje (1º) relembra o Plano de Metas, programa implementado pelo presidente Juscelino Kubitschek (1956-1960). O projeto carregava o lema “50 anos em 5” e visava ao desenvolvimento do Brasil. O professor José Luiz Portella comenta as ideias presentes naquela iniciativa que podem ser aproveitadas pelo atual governo brasileiro.

O Plano de Metas definia 30 objetivos, agrupados em cinco setores, a serem alcançados: energia, transporte, indústria, educação e alimentação. E esse é o primeiro fator que deve ser observado, de acordo com o especialista, visto que o Brasil precisa de um plano que “olhe para todas as áreas”.

“Fazer coisas pontuais não funciona. Precisa olhar as coisas de uma forma geral, principalmente a questão tributária, olhar como um todo, eliminar os gargalos e facilitar o desenvolvimento. Isso o Juscelino viu naquela época e gerou muito entusiasmo”, afirma Portella.

Além disso, outro ponto importante para o sucesso do programa foi a existência de uma “administração paralela”. Como explica o professor, [a gestão] “ocorria fora dos Ministérios, funcionava com técnicos de grandes bancos tocando o plano”. Criar um sistema gerencial e afastar a administração dos Ministérios impediria que questões políticas influenciassem no planejamento.

De maneira prática, Portella aponta que, hoje, o Brasil precisa “avançar com as reformas que estão sendo debatidas no Congresso e pensar a forma gerencial como isso vai ocorrer. Integrar as reformas. Não adiantaria fazer uma e deixar de fazer outras”.


Momento Sociedade
O Momento Sociedade vai ao ar na Rádio USP todas as segundas-feiras, às 8h30 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast

.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.