Momento Sociedade #51: É preciso ter ousadia para realizar grandes obras públicas e modificar a vida nas cidades

José Luiz Portella fala sobre a importância da elaboração de projetos estruturantes nas grandes cidades, considerados essenciais para modificar os centros urbanos de modo a melhorar a qualidade de vida da população

 15/09/2020 - Publicado há 4 anos
Momento Sociedade - USP
Momento Sociedade - USP
Momento Sociedade #51: É preciso ter ousadia para realizar grandes obras públicas e modificar a vida nas cidades
/

No episódio do Momento Sociedade desta semana, José Luiz Portella, doutor em História Econômica pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, fala sobre a importância da elaboração de projetos estruturantes nas grandes cidades, considerados essenciais para modificar os centros urbanos de modo a melhorar a qualidade de vida da população.

Portella comenta sobre o projeto do Hidroanel Metropolitano de São Paulo, estruturado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, cujo objetivo é a construção de hidrovias nos rios Pinheiros e Tietê, represas Billings e Taiaçupeba para possibilitar o transporte de cargas e pessoas, além do uso turístico das águas. Com o projeto, cerca de 115 milhões de toneladas de lixo poderiam ser transportadas por via hídrica, o que diminuiria as viagens de caminhão, a emissão de carbono e, consequentemente, melhoraria o ar na cidade. 

“Com um projeto como esse [o do hidroanel], é também possível ter usinas de reciclagem de lixo nas margens, de modo que o lixo já seja reciclado na margem e saia dali reciclado. Além disso, contribuirá significativamente para melhoria do aproveitamento dos rios no sentido turístico e no sentido do entretenimento. Na maioria das cidades do mundo, quando os rios são utilizados como ponto de entretenimento e de concentração, levam a uma qualidade de vida melhor”, afirma.

Segundo o historiador, o projeto estruturante deve mobilizar a população e, para fazê-lo, é preciso ter ousadia: “Tem que ter sonho. Não se pode viver só de reclamar do prefeito anterior, porque todo mundo sabe dos problemas. É preciso apresentar soluções e grandes soluções, que entusiasmem as pessoas”.

Para Portella os projetos estruturantes não estão sendo tão discutidos no âmbito político atualmente, mesmo com a chegada das eleições em novembro. “Não vemos nessas grandes cidades a discussão de projetos estruturantes que são grandes na estrutura da cidade, na mudança da qualidade de vida, da utilização das riquezas da cidade e dessa preocupação ambiental que hoje toma conta do mundo. Isso não acontece.” Ele acredita que a polarização da política tira de foco a importância de projetos grandiosos e que, atualmente, falta ousadia por parte dos líderes políticos para realizar esse tipo de obra: “Antigamente se tinham grandes discussões de políticas públicas, as correntes ideológicas discutiam conceitualmente e se tinha a visão de grandes projetos, mas hoje não tem. Acho que o momento está tendo uma perda na qualidade do sonho. Para atrair e mudar a vida das pessoas é preciso embarcá-las e convidá-las para projetos grandiosos”.

Ouça o podcast na íntegra pelo player acima.


Momento Sociedade
O Momento Sociedade vai ao ar na Rádio USP todas as segundas-feiras, às 8h30 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.