Momento Sociedade #46: Educação financeira deveria ser política pública

José Luiz Portella comenta sobre a importância de saber investir e poupar dinheiro e os impactos disso na economia do País

 04/08/2020 - Publicado há 4 anos
Momento Sociedade - USP
Momento Sociedade - USP
Momento Sociedade #46: Educação financeira deveria ser política pública
/

Neste episódio do Momento Sociedade, o Doutor em História Econômica pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, José Luiz Portella, comenta sobre educação financeira em tempos de crise, como a pandemia que estamos vivendo. Para ele, a compreensão desse assunto é fundamental para todos, sobretudo para aqueles com menos recursos, incluindo pessoas jurídicas e a estruturação de seus negócios.

Além do incentivo ao trabalho como forma de ganhar dinheiro e também cortar despesas, Portella indica a necessidade de saber investir e poupar o que se ganha. Ele ainda ressalta que esse conhecimento é mais eficaz quando passado pelas famílias: “Quando os pais não sabem sobre esse tema, assim como a maioria da população brasileira, as crianças não discutem isso em casa e terão mais dificuldades na administração de suas finanças. Com isso, elas podem acabar entrando em dívidas, considerando o atual funcionamento do mercado financeiro, que acaba tirando dinheiro das pessoas”.

Segundo o especialista, com a ausência de uma assistência familiar, o governo e as escolas deveriam implementar a educação financeira como política pública, pois “à medida que as pessoas passam a saber como administrar seu dinheiro, o País fica mais rico e a economia acaba girando melhor. Portanto, todo mundo deveria ter acesso a esse conhecimento”.

Saiba mais ouvindo a entrevista na íntegra.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.