Momento Sociedade #38: Pandemia afetará eleições de 2020 e propostas de gestão pública

Aspectos psicológicos e respostas à gestão da crise serão decisivos nas eleições, segundo José Luiz Portella

 09/06/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 15/06/2020 as 7:32
Momento Sociedade - USP
Momento Sociedade - USP
Momento Sociedade #38: Pandemia afetará eleições de 2020 e propostas de gestão pública
/

A pandemia de coronavírus causará impactos na gestão pública, principalmente no que diz respeitos às eleições deste ano. José Luiz Portella, doutor em História Econômica pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, acredita que essas consequências da crise poderão resultar no adiamento das eleições para o final do ano e também afetarão o comportamento do eleitor.

Por se tratar de um momento histórico e traumático, Portella diz que o estado psicológico do eleitor, assim como sua relação com a cidade em que vive neste momento de quarentena, será um fator decisivo nas eleições. “Quanto mais o eleitor se sentir chateado e deprimido, ele tenderá a votar para a oposição, com a ideia de mudança e esperança”, diz.

Outro fator a ser levado em consideração será a maneira com que os prefeitos locais gerenciarão a crise, sobretudo em cidades pequenas. Segundo o doutor pela FFLCH, o relacionamento dos governantes com os cidadãos irá influenciar as possibilidades de reeleição e também ocasionará a comparação entre cidades de porte semelhante.

Por fim, uma última dimensão de impacto na gestão pública é o futuro, principalmente no que diz respeito à economia. “Como ficará o emprego do eleitor, como a Prefeitura ajudou essas pessoas e os cidadãos mais vulneráveis, como será a proposta dos candidatos de geração de empregos e como será o tratamento dos impostos, por exemplo, serão questões de grande influência nas campanhas políticas”, analisa Portella.

Saiba mais ouvindo o episódio na íntegra.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.