Momento Sociedade #34: Neste momento, brasileiros devem respeitar regras para o bem coletivo

José Luiz Portella comenta que é necessário seguir regras determinadas para combatermos a pandemia de forma efetiva e que o uso da máscara é essencial para atingirmos esse objetivo

 05/05/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 26/05/2020 as 15:32
Momento Sociedade - USP
Momento Sociedade - USP
Momento Sociedade #34: Neste momento, brasileiros devem respeitar regras para o bem coletivo
/

Em momentos de crise, algumas contradições podem surgir e, quando o assunto é o relaxamento da quarentena, essa máxima não é diferente. O tema do Momento Sociedade desta semana é exatamente esse e para José Luiz Portella, doutor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP), apesar de ser uma situação crítica, há dois lados a serem analisados nessa questão: o lado da preocupação em não saber quando será o pico da pandemia e o lado psicológico/mental das pessoas por estarem há sete semanas em isolamento.

“Muita gente está presa em casa, em um lugar com pouco espaço, e isso naturalmente gera mais conflitos, mais problemas”, comenta Portella. Isso é reforçado pelo aumento significativo na violência doméstica, influenciando os índices de feminicídio.

O isolamento exige regramento e disciplina, qualidades que até estudos sociais mostram não ser um dos pontos mais fortes do povo brasileiro. A cobrança de permanecer em casa é complicada, pois a maioria da população não tem conforto habitacional razoável para cumprir essa medida, mas Portella deixa claro que é nosso dever superar este momento.

Ao relaxar a quarentena, os cuidados necessários com relação à movimentação devem ser intensificados e, no transporte público, o uso de máscaras é fundamental, ainda mais considerando que os locais estão cheios, com quase ninguém respeitando o distanciamento necessário. “Corre o risco ou de ser contaminado ou de contaminar, o que é pior ao pensarmos na questão da superlotação das UTIs”, explica Portella ao citar os problemas que o desrespeito ao uso de máscaras podem trazer em um contexto geral.

Ouça no player acima o episódio completo deste Momento Sociedade.


Momento Sociedade
O Momento Sociedade vai ao ar na Rádio USP todas as segundas-feiras, às 8h30 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.