Momento Sociedade #33: Afetado pela pandemia, futebol vai além do entretenimento televisionado

Fora da TV, o esporte assume importante papel na geração de emprego e renda em diversas partes do mundo, além de sentimentos de pertencimento e afeto, que ajudam na saúde mental, como aponta José Luiz Portella

28/04/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 26/05/2020 as 15:32
Momento Sociedade - USP
/

A relevância econômica na história do futebol é evidenciada pelos impactos que a pandemia do novo coronavírus vem provocando. É este o tema do Momento Sociedade desta semana. José Luiz Portella, doutor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, aborda os principais aspectos da economia do futebol.

Para além do entretenimento, não é só isso que o esporte traz. “O futebol hoje é uma grande cadeia de negócios que trabalha na casa dos bilhões de dólares”, aponta Portella. Segundo o pesquisador, só no Brasil, o futebol representa em torno de 1% do Produto Interno Bruto (PIB), sendo menor que outros países, mas ainda assim importante em geração de emprego e renda.

“Engana-se quem acha que o entretenimento é meramente a alegria de ver seu time ou seleção na TV”, afirma Portella. Ele cita estudos dos ganhadores do Prêmio Nobel de Economia de 2019, que trabalharam no combate à pobreza na Índia e no Quênia. Em uma das análises, quando as famílias ganhavam um pouco mais de dinheiro, elas não optaram por comprar comida (que já é comumente restrita) e sim compravam uma televisão, caso não houvesse entretenimento acessível na sua região. “Eles mostram que o entretenimento é muito importante na saúde psicológica de diversas pessoas.”

Outro aspecto do esporte é o sentimento de pertencimento e afeto. Para José Portella, “o futebol preenche o aspecto psicológico de conforto, neste mundo que é hostil, e preenche o aspecto de pertencimento, além da geração de emprego e renda. […] O futebol vai além do esporte meramente jogado em campo”. Dada a importância e diante das perdas atuais, para superar este momento é preciso compreensão de todos, desde os clubes e futebolistas até os torcedores comuns, no combate à pandemia.

Ouça no player acima o episódio completo deste Momento Sociedade.

Momento Sociedade
O Momento Sociedade vai ao ar na Rádio USP todas as segundas-feiras, às 8h30 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast

.