Momento Sociedade #29: Sociedade vive um momento de inflexão

Para José Luiz Portella, já se sabia que o vírus do coronavírus chegaria ao Brasil devido a globalização e intercomunicação do mundo atual; apesar disso, houve demora na tomada de ações mais rigorosas para o efeitos da crise

 24/03/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 27/03/2020 as 10:10
Momento Sociedade - USP
Momento Sociedade - USP
Momento Sociedade #29: Sociedade vive um momento de inflexão
/

O Momento Sociedade desta semana aborda novamente a pandemia da Covid-19, causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). Será que as pessoas estão conscientes das medidas e mudanças provocadas pela atual conjuntura? José Luiz Portella, doutorando da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, responde a pergunta.

Portella analisa como está sendo tratada a questão pelos brasileiros. “A sociedade tomou rapidamente um consenso e a mídia foi importante nesse comportamento. Mas, houve uma demora nas ações mais rigorosas, como no controle e compra de equipamentos, por exemplo, os respiradores artificiais. Quando a propagação estava em Wuhan, na China, é que deveríamos ter tomado essas providências iniciais”, aponta.

Ele é muito contundente ao dizer que tentaram minimizar a situação com pedidos de não gerar pânico. “Você tomar providências, se prevenir, não é pânico”, destaca. Para o pesquisador, era preciso ter calma no início quando o vírus estava na China, mas com consciência de que o vírus chegaria no Brasil de qualquer jeito. 

“É o preço da globalização e intercomunicação. Passamos vários dias recebendo voos [internacionais] com chegada de passageiros sem qualquer controle, mesmo depois do primeiro caso de um empresário vindo da Itália”. Segundo José Luiz Portella, quando há uma pandemia, deve-se diminuir o máximo possível a base de transmissão, que no começo é aritmética passando para a geométrica e depois se torna exponencial. As medidas para essa diminuição trazem diversas consequências que podem perdurar no futuro, como as formas alternativas de trabalho.

Ouça no player acima a íntegra deste episódio do Momento Sociedade.


Momento Sociedade
O Momento Sociedade vai ao ar na Rádio USP todas as segundas-feiras, às 8h30 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.