Momento Odontologia#30 – Como aliviar os sintomas do nascimento dos dentes

Métodos simples e seguros podem trazer grande alívio ao bebê, como massagem gengival com dedeiras, com os dedos da própria mãe, ou com o uso de mordedores, sempre muito bem higienizados. Outra opção, é oferecer à criança alimentos mais duros e gelados, como maçã ou cenoura em pedaços grandes para que ela possa coçar as gengivas, sempre sob supervisão de um adulto para que ela não engasgue.

Por - Editorias: - URL Curta: jornal.usp.br/?p=268121

Momento Odontologia#30 – Como aliviar os sintomas do nascimento dos dentes
Momento Odontologia - USP

 
 
00:00 / 4:08
 
1X
 

O nascimento dos dentes de leite no bebê pode ser acompanhado de maior irritabilidade, coceira, aumento da salivação, febre baixa, perda de apetite ou fezes amolecidas. No programa Dente de Leite de hoje vamos falar sobre as formas de aliviar esses sintomas.

O maior desejo das mães é encontrar uma solução que elimine qualquer sintoma associado ao nascimento dos dentes de leite. Com esse objetivo, elas chegam angustiadas aos profissionais, que podem recomendar várias alternativas diferentes, incluindo o uso de remédios homeopáticos, colares de pedras (âmbar), técnicas de distração e relaxamento, soluções anestésicas, analgésicos, anti-inflamatórios ou antitérmicos. É preciso consultar um profissional antes de utilizar qualquer medicação para esta finalidade.

A utilização de métodos muito mais simples e seguros podem trazer grande alívio ao bebê. Esses métodos incluem: massagem gengival com dedeiras, com os dedos da própria mãe, ou com o uso de mordedores, sempre muito bem higienizados. Existem alguns mordedores contendo em seu interior material que pode congelar quando levado ao freezer, que também alivia bastante os sintomas da erupção. Outra opção, é oferecer à criança alimentos mais duros e gelados, como uma maçã ou cenoura em pedaços grandes para que ela possa coçar as gengivas, sempre sob supervisão de um adulto para que ela não engasgue. Existem profissionais que recomendam fazer picolés com o próprio leite materno, leite artificial ou suco de frutas e oferecer para a criança. A aplicação de frio pode aliviar a dor e diminuir a coceira e o inchaço, mas deve ser evitado o contato prolongado dos objetos frios com a gengiva.

É importante lembrar que esta é uma fase de desenvolvimento do bebê para uma nova etapa de sua vida. Uma atitude tranquila, carinhosa e segura dos pais pode ser o melhor remédio.

Métodos simples sem uso de medicamentos  podem aliviar o desconforto durante o nascimento dos dentes!

Visite nossa página Odontopediatria USP Ribeirao no Facebook e Instagram.

Ficha Técnica

Edição sonora: Gabriel Soares
Produção: Rosemeire Talamone e Leticia Acquaviva
Para receber atualizações com novos episódios, assine o feed do podcast Momento Odontologia. Estamos também no Spotify, no iTunes, Google Podcasts, entre outros apps.
E toda segunda-feira, às 8h05, na Rádio USP (93,7 FM em São Paulo, 107,9 em Ribeirão Preto e streaming).

Produção e Apresentação: Rosemeire Talamone
CoProdução: Alexandra Mussolino de Queiroz (FORP), Letícia Acquaviva (FO), Paula Marques e Tiago Rodella (FOB)
Edição Sonora: Gabriel Soares
Edição Geral: Cinderela Caldeira
E-mail: ouvinte@usp.br
Horário: segunda-feira, às 8h05
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS  
Veja todos os episódios do Momento Odontologia
 
 

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.