Momento Odontologia #18: Como higienizar a boca do bebê após o nascimento dos dentes?

Os profissionais da odontologia recomendam, para uma higienização eficaz da boca das crianças, o uso de fio dental, pasta de dente com flúor e escova pequena e macia. É importante seguir suas recomendações, porque elas favorecem o desenvolvimento de hábitos adequados tanto no bebê quanto no responsável

Por - Editorias: - URL Curta: jornal.usp.br/?p=248231

Momento Odontologia #18: Como higienizar a boca do bebê após o nascimento dos dentes?
Momento Odontologia - USP

 
 
00:00 / 4:26
 
1X
 

Nesta edição do Momento Odontologia/Dente de Leite, a professora Andiara De Rossi Daldegan, da disciplina de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) da USP, fala qual a forma correta de higienizar a boca do bebê após a erupção do primeiro dente. Escova dental e pasta de dente com flúor, em pequena quantidade, são ferramentas importantes para que o responsável faça a escovação pelo menos uma vez ao dia.  Além disso, após o nascimento do segundo dente o fio dental já deve ser inserido no método.

A profissional conta que o procedimento é essencial porque favorece o desenvolvimento de hábitos adequados, além de higienizar de maneira mais eficaz os dentes da criança. Apesar disso, caso haja muita dificuldade para fazer a limpeza dessa forma, o dentista pode indicar a continuação do uso da gaze ou das dedeiras por um tempo.

Ficha técnica:

Edição sonora: Gabriel Soares

Vinheta: Lais Lima Pelozo e Paola Mira

Produção: Rosemeire Talamone e Alexandra Mussolino de Queiroz

Para receber atualizações com novos episódios, assine o feed do podcast Momento Odontologia. Estamos também no Spotfy, no iTunes, Google Podcasts, entre outros apps.

E toda segunda-feira, às 8h05, na Rádio USP (93,7 FM em São Paulo, 107,9 em Ribeirão Preto e streaming).

Produção e Apresentação: Rosemeire Talamone
CoProdução: Alexandra Mussolino de Queiroz (FORP), Letícia Acquaviva (FO), Paula Marques e Tiago Rodella (FOB)
Edição Sonora: Gabriel Soares
Edição Geral: Cinderela Caldeira
E-mail: ouvinte@usp.br
Horário: segunda-feira, às 8h05
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS  
Veja todos os episódios do Momento Odontologia
 
 

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.