Momento Odontologia #16: Como higienizar a boca do bebê que ainda não tem dentes

A higienização do bebê deve ser iniciada antes da presença de dentes na boca, por meio da limpeza e massagem gengival, a fim de criar, tanto no bebê quanto nos pais, o hábito diário de limpeza da cavidade bucal. Além disso, com essa limpeza diária a criança se acostumará com a sensação de boca limpa e com a manipulação da cavidade bucal, adquirindo um hábito que deve perdurar para a vida toda.

 13/05/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 31/05/2019 as 10:43
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia #16: Como higienizar a boca do bebê que ainda não tem dentes
/

No Programa “Dente de Leite” de hoje você vai saber se é necessário higienizar a boca do bebê que ainda não tem dentes.

A realização da higiene bucal dos bebês deve se iniciar mesmo quando os dentes ainda não nasceram. Embora alguns autores recomendem que os pais iniciem a higiene bucal de seus filhos a partir do nascimento do primeiro dente, essa higienização deve ser iniciada antes da presença de dentes na boca, por meio da limpeza e massagem gengival, a fim de criar, tanto no bebê quanto nos pais, o hábito diário de limpeza da cavidade bucal. Além disso, com essa limpeza diária a criança se acostumará com a sensação de boca limpa e com a manipulação da cavidade bucal, adquirindo um hábito que deve perdurar para a vida toda.

A cavidade bucal do bebê sem dentes deve ser higienizada, por meio do uso de uma gaze ou fralda limpa e seca, separada especificamente para esta finalidade, envolta no dedo indicador, embebida em soro fisiológico, água filtrada ou água destilada, uma vez ao dia. O uso de soluções antimicrobianas que matam bactérias nessa fase é indesejado e contra-indicado, a fim de não provocar alterações na microbiota bucal do bebê que está se estabelecendo. Os micro-organismos que se desenvolvem naturalmente são considerados benéficos ao organismo devido à sua capacidade de prevenir a colonização por micro-organismos que podem causar doenças.

A limpeza deve ser preferencialmente realizada antes de dormir, durante ou após o banho, a fim de que a criança associe o hábito de higiene bucal com a higiene corporal e possa repeti-lo por toda a vida.

Ficha técnica:

Edição sonora: Gabriel Soares

Vinheta: Lais Lima Pelozo e Paola Mira

Produção: Rosemeire Talamone e Alexandra Mussolino de Queiroz

Para receber atualizações com novos episódios, assine o feed do podcast Momento Odontologia. Estamos também no Spotfy, no iTunes, Google Podcasts, entre outros apps.

E toda segunda-feira, às 8h05, na Rádio USP (93,7 FM em São Paulo, 107,9 em Ribeirão Preto e streaming).


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.