Momento Odontologia #13: Peri-implantite doença infecciosa que pode levar a perda do implante

O tratamento com implantes dentários para reabilitar dentes perdidos avança rapidamente em todo o mundo, e no Brasil não é diferente. Mais e mais pessoas têm ao menos um implante dentário. Ainda que seja muito bem sucedido, alcançando bons resultados estéticos e funcionais, e atingindo mais de 97% de sucesso em cinco anos e mais de 90% em dez, é preciso saber que os implantes podem apresentar complicações técnicas e biológicas, que podem levar, até mesmo, a sua perda.

 22/04/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 31/05/2019 as 10:49
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia #13: Peri-implantite doença infecciosa que pode levar a perda do implante
/

A peri-implantite é uma doença infecciosa, causada por bactérias da placa bacteriana. Aquela mesmo que temos que remover diariamente, com escova, fio e creme dental, para preservar nossa saúde bucal. Essas bactérias acumuladas sobre os implantes provocam inflamação nos tecidos ao seu redor, levando a destruição do osso onde o implante está aderido. Ou seja, prejudicando a osseointegração. É uma doença que se inicia sorrateira e silenciosa, pois não dói, e que pode levar a perda do implante. Esteja atento e cuide dos seus implantes. O primeiro estágio desta inflamação é chamado de Mucosite peri-implantar. Neste período, o paciente apresenta apenas uma inflamação na mucosa ao redor dos implantes, que fica mais avermelhada e sangra com facilidade. Ainda não há perda óssea, e o tratamento local realizado por dentista especializado, associado a antisépticos, além de uma boa escovação e higiene bucal, podem reverter totalmente o problema.

Porém, sem tratamento, a infecção pode evoluir e o paciente pode apresentar mau hálito, inchaço ao redor do implante, pus, sangramento, gengiva avermelhada, bolsas gengivais aprofundadas, e mais importante, perda óssea! Estes últimos sinais podem ser detectados apenas pelo dentista especializado, assim, é fundamental a visita a esse profissional regularmente. Neste ponto, o tratamento local poderá incluir: raspagem do implante, associação com antissépticos, uso de antibióticos, e após reavaliação, o paciente poderá ser submetido a um procedimento cirúrgico para a retirada dos tecidos inflamados e recuperação da saúde peri-implantar. Em casos mais graves, a perda óssea ao redor do implante já poderá ter atingido a maior parte do seu tamanho, ou ainda, este poderá apresentar mobilidade. Nesses casos, em que o dente não está mais fixo, é feita a retirada do implante durante a cirurgia. Atualmente, existem alternativas para reabilitar o paciente que tenha adquirido a peri-implantite, mesmo que ele perca o implante, uma reconstrução óssea pode ser capaz de repor o osso perdido e possibilitar que o procedimento seja feito novamente.

Diante do risco de perda do implante, e da evolução silenciosa da doença peri-implantar,  uma boa higienização bucal deve ser feita sempre, utilizando-se os recursos recomendados pelo seu dentista (escova, fio, escovas interdentais, creme dental, etc). Porém, sabemos que ninguém faz uma higienização perfeita, assim, ao visita regular ao cirurgião dentista especializado, por exemplo, o Periodontista é fundamental para prevenir a instalação da periimplantite. Lembre-se que só o dentista é capaz de detectar se está ocorrendo perda óssea ao redor do seu implante! Qualquer sinal de sangramento, vermelhidão ou inchaço ao redor do seu implante deve ser sinal de alerta para que você procure seu dentista. É importante lembrar que a mucosite não tratada poderá evoluir para uma periimplantite, assim, a mucosite deve ser tratada o mais breve possível! Prevenir é a palavra de ordem!

Ficha técnica:
Edição sonora: Gabriel Soares
Produção: Rosemeire Talamone e Letícia Acquaviva

Para receber atualizações com novos episódios, assine o feed do podcast Momento Odontologia . Estamos também no Spotfy, no iTunes, Google Podcasts, entre outros apps.

E toda segunda-feira às 8:05 na Rádio USP (93,7 FM e streaming).


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.