Momento Odontologia #97: Insatisfação com os resultados do tratamento é a principal queixa nas ações judiciais contra cirurgiões-dentistas

Momento Odontologia aborda os processos contra cirurgiões-dentistas e a melhor forma de evitar problemas jurídicos entre profissionais e pacientes

 24/05/2021 - Publicado há 3 anos
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia #97: Insatisfação com os resultados do tratamento é a principal queixa nas ações judiciais contra cirurgiões-dentistas
/

A relação entre paciente e cirurgião-dentista pode parecer simples, mas precisa ser clara, objetiva e honesta, para evitar que chegue à esfera judicial. O assunto foi debatido no Momento Odontologia desta semana, que recebeu o professor Ricardo Henrique Alves da Silva, da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) da USP.

Silva foi orientador do trabalho Processos Cíveis Contra Cirurgiões-Dentistas e Clínicas Odontológicas de Ribeirão Preto, da cirurgiã-dentista Andrea Sayuri Silveira Dias, que apontou um aumento de cerca de 73% no número de processos judiciais contra cirurgiões-dentistas no início da década passada. Durante a pesquisa, foi observado ainda que os valores das indenizações pedidas chegaram a R$ 130 mil.

Estudos mais recentes, diz o professor, revelam que as áreas de implantodontia, prótese dentária, endodontia, ortodontia e cirurgia bucomaxilofacial são as que mais sofrem com ações judiciais na odontologia. “A razão é que são especialidades com tratamentos mais longos e com expectativas maiores por parte do paciente.” Entre as principais queixas estão a insatisfação com o tratamento e a pouca atenção – ou falta dela – por parte do profissional.

O professor ressalta a importância de uma relação clara, objetiva e honesta entre dentista e paciente, além do uso das melhores técnicas e tecnologias possíveis. A confiança entre profissional e paciente também é indispensável “para ter o melhor proveito no tratamento odontológico”.  A documentação odontológica é fundamental, segundo Silva, pois comprova todo o procedimento acordado entre as partes, “principalmente se o problema chegar à justiça”.

Quando uma ação chega ao Judiciário, normalmente, o juiz solicita parecer de um perito para esclarecer os procedimentos do tratamento, quando for o caso. Para atuar como perito, o cirurgião-dentista precisa se especializar em odontologia legal, informa o professor.

Produção e Apresentação Rosemeire Talamone
CoProdução: Alexandra Mussolino de Queiroz (FORP), Letícia Acquaviva (FO), Paula Marques e Tiago Rodella (FOB)
Edição: Rádio USP Ribeirão
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS  
 
 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.