Momento Odontologia #82: Causas e consequências de dentes a mais e a menos em crianças e adultos

Especialista da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto explicou o que significam os dois termos e o que eles podem causar nos pacientes

Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia #82: Causas e consequências de dentes a mais e a menos em crianças e adultos
/

O podcast Momento Odontologia desta semana trata de dois assuntos que precisam de uma atenção especial, principalmente por parte dos pais: a agenesia, que é a ausência de um ou mais dentes na boca, e os supranumerários, que, ao contrário, são os dentes a mais na cavidade bucal. 

Dentes a mais na boca

Segundo conta Fabrício Kitazono de Carvalho, professor do Departamento de Clínica Infantil da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) da USP, entre os sinais que os pais podem perceber, para as duas situações, estão a demora para os dentes permanentes aparecerem na boca da criança ou então quando um dente permanente de um lado da cavidade bucal já nasceu e o mesmo dente do outro lado ainda não. 

O professor ainda conta que o local mais comum de surgir um dente a mais é entre os nossos incisivos, os chamados “dentes da frente”. Mas Carvalho ressalta que isso “poderá causar problemas de espaço nas arcadas e um mau posicionamento dos dentes na boca como um todo, com uma desarmonia facial”.

Outros problemas, só que menos comuns, são a ocorrência de cistos e de reabsorção de parte das raízes do dente mais próximo ao supranumerário. “Por isso, enfatizamos a necessidade de as crianças passarem por consultas com o cirurgião-dentista ou o odontopediatra, para diagnóstico precoce dessa e de outras condições bucais.”

Falta de dentes

No caso da agenesia, a falta de dente, uma das situações mais comuns é o dente de leite associado ao dente permanente que não foi formado não cair ou demorar muito mais tempo para cair. Outras situações associadas a essa ausência são os problemas oclusais, de desarmonia facial e de problemas estéticos. 

Ouça a entrevista completa com o professor Fabrício Kitazono de Carvalho ao Momento Odontologia no player abaixo. 

Produção e Apresentação Rosemeire Talamone
CoProdução: Alexandra Mussolino de Queiroz (FORP), Letícia Acquaviva (FO), Paula Marques e Tiago Rodella (FOB)
Edição: Rádio USP Ribeirão
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS  
 
 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.