Momento Odontologia #62: A fonoaudiologia e a odontologia são profissões complementares 

A entrevistada desta semana foi a professora Giedre Berretin-Felix, do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP, para saber mais sobre a interação entre essas duas profissões. Enquanto o cirurgião-dentista é responsável pelos aspectos estruturais morfológicos, o fonoaudiólogo trabalha os aspectos funcionais

 15/06/2020 - Publicado há 4 anos
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia #62: A fonoaudiologia e a odontologia são profissões complementares 
/

Você já deve ter consultado um fonoaudiólogo para fazer testes de audição ou conhece alguém que já fez isso. Também pode ter utilizado os serviços desse profissional para você ou para seu filho, como, por exemplo, para melhorar o posicionamento da língua quando colocou aparelho nos dentes. 

Mas saiba que a atuação dos fonoaudiólogos vai muito além desses processos. Esse profissional entra em ação sempre que alguém apresentar dificuldades e alterações em relação à comunicação, oral ou escrita, na audição ou alimentação, e ainda em aspectos respiratórios. Na comunicação humana ele pode aprimorar seus padrões, como acontece com as intervenções feitas em profissionais que têm a voz como instrumento de trabalho, os cantores e locutores, por exemplo.

Enfim, o fonoaudiólogo atua nas diferentes fases da vida, desde o nascimento até o envelhecimento e mesmo em situações de normalidade ele pode propiciar um melhor desempenho das habilidades de comunicação e alimentação.  

Como o fonoaudiólogo atua na mesma área do corpo humano, num mesmo sistema que o cirurgião-dentista, o Momento Odontologia desta semana conversou com a professora Giedre Berretin-Felix, do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP, para saber mais sobre a interação entre essas duas profissões. 

“O papel da fonoaudiologia é complementar ao trabalho do cirurgião-dentista, uma vez que a fonoaudiologia trabalha com as funções orofaciais, como a respiração, a mastigação, a deglutição e a fala, funções essas desempenhadas pelas estruturas da cavidade oral. O cirurgião-dentista é responsável pelos aspectos estruturais morfológicos relacionados à boca, assim a fonoaudiologia complementarmente aborda os aspectos funcionais, pois, muitas vezes, corrigindo a forma, a função se restabelece.”  Ainda segundo a professora, essa interação começa desde a primeira fase da vida, com os bebês e crianças, passando pela adolescência, pelo adulto jovem, pela meia-idade, até chegar à terceira idade.

Giedre destaca que, havendo alteração no resultado do teste da orelhinha (exame realizado pelo fonoaudiólogo no recém-nascido para detectar problemas de audição), o bebê precisa de acompanhamento em centros de referência, para que o diagnóstico da deficiência auditiva seja confirmado ou não, e, se confirmado, para que tenha o mais precocemente possível acesso aos tratamentos e procedimentos de reabilitação adequados às suas necessidades. 

Um dos papéis mais conhecidos no trabalho conjunto entre fonoaudiólogo e cirurgião-dentista é quando a criança ou adolescente coloca aparelho ortodôntico. “Nesse caso, havendo respiração oral pode haver alterações importantes das musculaturas da cavidade oral, o que pode levar a dificuldades para alcançar o sucesso no tratamento ortodôntico. Além disso, quando houver alteração na mastigação, na deglutição ou na fala, após a movimentação e correção da posição dos dentes pela odontologia, a fonoaudiologia também deverá atuar para que a ação dos músculos envolvidos nessas funções aconteça de forma que não prejudique o sucesso do trabalho odontológico.”

Sempre que houver perda de dentes, diz a professora, haverá compensações e adaptações da musculatura da cavidade oral para as funções de mastigar, deglutir e falar e essas compensações e adaptações podem permanecer após a colocação de próteses ou implantes. “Nesse caso é fundamental para o indivíduo aprender a se comunicar e a se alimentar usando essas próteses e implantes e aí pode ser necessário o trabalho do fonoaudiólogo.” Outras situações descritas pela professora são os casos de cirurgias da boca e áreas próximas, as chamadas cirurgias bucomaxilofaciais e, ainda, as Disfunções Temporomandibulares, as chamadas DTMs. “Até para melhorar nosso sono podemos contar com o fonoaudiólogo.” 

A professora explica que ambas as profissões, odontologia e fonoaudiologia, atuam numa mesma área do corpo humano, num mesmo sistema. “Mas a odontologia está mais voltada para as questões morfológicas e a fonoaudiologia para a reabilitação e readequação funcional, são profissões complementares.” 

Ouça o Momento Odontologia na íntegra no player acima.

Produção e Apresentação Rosemeire Talamone
CoProdução: Alexandra Mussolino de Queiroz (FORP), Letícia Acquaviva (FO), Paula Marques e Tiago Rodella (FOB)
Edição: Rádio USP Ribeirão
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS  
 
 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.