Momento Odontologia #60: Acidente de trânsito é a maior causa de fraturas faciais

Entre os homens, acidentes de trânsito marcam as estatísticas de fratura na face; entre as mulheres, a violência doméstica se destaca

Por - Editorias: - URL Curta: jornal.usp.br/?p=323417

Momento Odontologia #60: Acidente de trânsito é a maior causa de fraturas faciais
Momento Odontologia - USP

 
 
00:00 / 8:04
 
1X
 

Em 12 anos de estatísticas coletadas, a Confederação Nacional dos Transportes (CNT) contabilizou, somente nas rodovias federais, quase dois milhões de acidentes de trânsito. Essa é a principal causa, por exemplo, de fraturas na face — tema do Momento Odontologia de hoje, que entrevista Eduardo Sanches Gonçales, da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) USP.

Enquanto, entre os homens, a maioria absoluta das fraturas é resultado de acidentes de trânsito, entre as mulheres, outra ocorrência se destaca: a violência doméstica. Segundo levantamento do banco nacional de dados sobre traumas do Colégio Americano de Cirurgiões, entre 2007 e 2012, de 5.503 pacientes adultos que sofreram agressões, 63% eram mulheres.

Na maioria das vezes em que há fratura na face, é necessária cirurgia, “a menos que não haja deslocamento ou déficit funcional; isso é mais comum em fraturas de nariz e do osso zigomático”, pontua Eduardo Gonçales. A título de esclarecimento, vale destacar que o osso zigomático se encontra na parte superior das bochechas, próximo aos olhos.

A especialidade da cirurgia bucomaxilofacial é de um odontologista. Ao médico cabe a condução da anestesia geral e o tratamento de problemas associados, como lesões ortopédicas e neurológicas. As fraturas mais comuns são as nasais e as do osso zigomático, de acordo com pesquisa realizada pela FOB em parceira com o Hospital de Base de Bauru.

Ouça no áudio acima a íntegra do Momento Odontologia.

Produção e Apresentação: Rosemeire Talamone
Co-Produção: Alexandra Mussolino de Queiroz (FORP), Letícia Acquaviva (FO), Paula Marques e Tiago Rodella (FOB)
Edição Sonora: Gabriel Soares
Edição Geral: Cinderela Caldeira
E-mail: ouvinte@usp.br
Horário: segunda-feira, às 8h05
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS  
Veja todos os episódios do Momento Odontologia
 
 

.

 

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.