Momento Odontologia #05: Dentes com defeitos no esmalte

Algumas possíveis causas são traumatismos ou infecções nos dentes de leite

 18/02/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 19/05/2021 as 11:41
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia #05: Dentes com defeitos no esmalte
/

.
O esmalte dentário é um tecido mineralizado que recobre a superfície dos dentes, tanto de leite, como permanentes. Nesta edição do Momento Odontologia/Saúde Bucal, o tema é esmalte que, quando normal, é translúcido e bastante resistente, sendo constituído por 97% de minerais, e por isso é o tecido mais duro do corpo humano. 

Segundo a professora Alexandra Mussolino de Queiroz, da disciplina de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) da USP, o processo de formação do esmalte se chama Amelogênese, e se divide em  duas fases. Na primeira a matriz do esmalte é depositada, e na segunda fase essa matriz vai sendo mineralizada. Isso significa que no início de sua formação o esmalte é mole, macio, e com o tempo vai endurecendo. A maior parte do esmalte dos dentes de leite é formado na vida intra-uterina. E dos dentes permanentes até os sete anos anos, aproximadamente. Se algum distúrbio acontecer durante a época que o esmalte está se formando, os dentes, tanto de leite, como permanentes, podem nascer com defeitos. Os defeitos do esmalte podem ser de dois tipos: manchas, que podem ser brancas, amareladas e amarronzadas e a esse tipo de defeito se dá o nome de hipomineralização.

O esmalte com defeito é mais frágil e pode se desintegrar logo após o dente aparecer na boca. Isso costuma causar um pouco de confusão e alguns pais acham que o dente de seus filhos está nascendo com cárie. O número de dentes atingido pelos defeitos de esmalte também pode variar, um, dois ou mesmo vários dentes, isso depende do que causou o defeito, o que nem sempre é fácil de ser identificado.  Não demore para procurar tratamento, pois muitas vezes, os defeitos de esmalte, interferem com a estética e a auto-estima da criança.

Ficha técnica:
Edição sonora: Gabriel Soares
Vinheta: Cido Tavares e Paola Mira
Produção: Rosemeire Talamone

Para receber atualizações com novos episódios, assine o feed do podcast Momento Odontologia . Estamos também no Spotfy, no iTunes, Google Podcasts, entre outros apps.

E toda segunda-feira às 8:05 na Rádio USP (93,7 FM e streaming).


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.