Momento Odontologia #47: A cárie na primeira infância

“Esse tipo de cárie está associada, geralmente, com o aleitamento artificial, ou seja, alimentação com auxílio da mamadeira oferecida ao bebês de forma indiscriminada sem a realização de higiene bucal adequada”, afirma a professora Alexandra Mussolino de Queiroz

Por - Editorias: - URL Curta: jornal.usp.br/?p=300992

Momento Odontologia #47: A cárie na primeira infância
Momento Odontologia - USP

 
 
00:00 / 4:47
 
1X
 

O tema do Momento Odontologia/Dente de Leite de hoje é a cárie de acometimento precoce ou cárie da primeira infância. Esse tipo de cárie tem um impacto bastante negativo sobre a saúde de bebês e nos cinco primeiros anos de vida da criança e está associada geralmente com o aleitamento artificial, ou seja alimentação com auxílio da mamadeira.

Como a progressão da cárie, a criança pode ter focos infecciosos nos dentes, se negar a comer alimentos sólidos, não ganhar peso, ter infecções de recorrentes de garganta e ouvido, além de fortes dores. Quem fala sobre o tema e formas de prevenir as cáries de acometimento precoce é a professora Alexandra Mussolino de Queiroz, titular do disciplina de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da USP em Ribeirão Preto. 

Confira o podcast na íntegra com reportagem de Rosemeire Talamone.

 

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.