Momento Odontologia #36: Até que idade a chupeta pode ser utilizada pela criança?

Neste programa Dente de Leite, daremos continuidade ao tema chupetas. No entanto, agora com um enfoque que diz respeito a ciência e sociedades científicas de odontopediatria sobre o momento adequado para a remoção desse hábito

 07/10/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 03/03/2020 as 13:04
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia #36: Até que idade a chupeta pode ser utilizada pela criança?
/

O uso de chupeta pode ser bom em alguns casos, mas na maioria deles ela não está indicada. De acordo com a Associação Brasileira de Odontopediatria e o Ministério da Saúde, existe uma época máxima para a eliminação da chupeta, que é aos três anos de idade. No entanto, o período ideal e indicado, para uma remoção gradual, é aos dois anos de idade. 

A justificativa para delimitar esses períodos é que, dessa forma, as chances de autocorreção de consequências indesejáveis decorrentes do uso da chupeta são mais frequentes, evitando-se assim desarmonias faciais e dentárias. 

É necessário lembrar que o período de remoção da chupeta pode ser delicado para a criança, e que é necessário oferecer suporte emocional para tornar essa experiência o menos traumática possível. Por isso, ainda que existam recomendações sobre a remoção do hábito, na prática é preciso considerar todo o contexto envolvido para se estabelecer uma conduta adequada à relação emocional da criança com o bico. 

Outro ponto importante a ser reforçado aos cuidadores é que a chupeta nunca deve ser molhada em soluções doces, como mel e açúcar, porque além de introduzir o açúcar precocemente ao paladar da criança também pode contribuir para o estabelecimento da cárie. O cuidador da criança também não deve limpar a chupeta com sua própria saliva, a fim de se evitar transmissão de micro-organismos associados a doenças bucais.  Além disso, é possível ter atitudes positivas para a limitação de seu uso, permitindo que o bebê faça uso em momentos de maior agitação e removendo a chupeta após o adormecimento da criança. 

Ficha Técnica

Edição sonora: Gabriel Soares
Produção: Rosemeire Talamone e Alexandra Mussolino de Queiroz
Vinheta: Paola Mira e Lais Lima Pelozo

Para receber atualizações com novos episódios, assine o feed do podcast Momento Odontologia. Estamos também no Spotify, no iTunes, Google Podcasts, entre outros apps.
E toda segunda-feira, às 8h05, na Rádio USP (93,7 FM em São Paulo, 107,9 em Ribeirão Preto e streaming).


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.