Momento Odontologia #35 – Exames Radiográficos em Odontologia

Todas as especialidades odontológicas usam radiografias para o planejamento do tratamento dos pacientes, desde as crianças até adultos na terceira idade. De acordo com a necessidade podemos usar as radiografias intraorais periapicais que nos darão maior detalhamento das estruturas anatômicas e de eventuais lesões. Essas radiografias estão indicadas em especialidades odontológicas como Cirurgia, Dentística, Endodontia e Periodontia.

As radiografias panorâmicas são utilizadas em praticamente todas as especialidades, tendo a vantagem de permitir a observação dos maxilares, dentes, dos seios maxilares e da articulação têmporo-mandibular. Do ponto de vista da Odontopediatria e da Ortodontia  a radiografia panorâmica permite avaliar a cronologia da erupção dentária, a presença de dentes supranumerários ou ausência do germe de um dente permanente

Por - Editorias: - URL Curta: jornal.usp.br/?p=275514

Momento Odontologia #35 – Exames Radiográficos em Odontologia
Momento Odontologia - USP

 
 
00:00 / 3:34
 
1X
 

 

Os exames radiográficos fazem parte da rotina dos cirurgiões-dentistas como um método auxiliar ao diagnóstico das alterações ósseas e dentárias. Todas as especialidades odontológicas usam radiografias para o planejamento do tratamento dos pacientes, desde as crianças até adultos na terceira idade. De acordo com a necessidade podemos usar as radiografias intraorais periapicais que nos darão maior detalhamento das estruturas anatômicas e de eventuais lesões. Essas radiografias estão indicadas em especialidades odontológicas como Cirurgia, Dentística, Endodontia e Periodontia.

As radiografias panorâmicas são utilizadas em praticamente todas as especialidades, tendo a vantagem de permitir a observação dos maxilares, dentes, dos seios maxilares e da articulação têmporo-mandibular. Do ponto de vista da Odontopediatria e da Ortodontia  a radiografia panorâmica permite avaliar a cronologia da erupção dentária, a presença de dentes supranumerários ou ausência do germe de um dente permanente.

Na Odontologia Legal, e possível estimar a idade da criança e diferenciar os sexos  em radiografias panorâmicas de adultos. A grande vantagem das radiografias panorâmicas é a baixa dose de radiação recebida pelo paciente durante a sua realização, que equivalem a aproximadamente seis radiografias periapicais.

Dentro dos exames radiográficos temos ainda a tomografia computadorizada de feixe cônico, que é uma técnica mais complexa e sofisticada e que deverá ser usada somente quando houver clara necessidade, como é o caso da instalação de implantes, onde a espessura e altura do osso devem ser medidas com alta precisão.

Além da Implantodontia, a tomografia computadorizada de feixe cônico poderá ser utilizada para observação de traumas da face,  de grandes lesões e da região da articulação têmporo-mandibular. As doses de radiação nas tomografias computadorizadas são  maiores do que as doses nas radiografias panorâmicas, devendo-se sempre obedecer ao princípio da necessidade para sua indicação. Sempre deveremos seguir as normas de proteção radiológica dos pacientes e profissionais para a realização dos exames radiográficos em Odontologia.

Ficha Técnica – Saúde Bucal

Edição sonora: Gabriel Soares
Produção: Rosemeire Talamone e Leticia Acquaviva

 

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.