O Momento Odontologia/Saúde Bucal desta semana, com o professor Roberto Chaib Stegun, da Faculdade de Odontologia (FO) da USP, discorre sobre a utilização de prótese removível. Os dentes têm como função primordial a redução de partículas de alimentos para uma melhor digestão. Ao perder algum dente, a capacidade de trituração dos alimentos é prejudicada, obrigando o sistema gastrointestinal a aumentar seu trabalho, possibilitando o surgimento de gastrite e úlceras.
Dessa forma é fundamental que se reponha qualquer dente perdido e para isso o paciente pode utilizar uma prótese. A vantagem da prótese removível é que com apenas um aparelho o indivíduo pode recuperar diversas perdas dentais por arco superior e por arco inferior, ou seja, para a recuperação de diversos dentes perdidos dois aparelhos recuperam essa condição.
A colocação e remoção da prótese é realizada após as refeições para a higienização, tanto dos dentes como da prótese. Já a decisão de dormir com ou sem a prótese é do cirurgião dentista, que vai avaliar a resultante das forças entre os dentes restantes quando dormimos com e sem a prótese. Com o tempo, a prótese sofre desgastes tanto onde estão os dentes artificiais quanto sobre o tecido abaixo dela, dessa forma haverá a necessidade de a cada três a cinco anos ser reavaliada a condição para sua troca ou ajuste.
Ficha Técnica
Edição sonora: Gabriel Soares
Produção: Rosemeire Talamone e Leticia Acquaviva
Para receber atualizações com novos episódios, assine o feed do podcast Momento Odontologia. Estamos também no Spotify, no iTunes, Google Podcasts, entre outros apps.
E toda segunda-feira, às 8h05, na Rádio USP (93,7 FM em São Paulo, 107,9 em Ribeirão Preto e streaming).
.