Momento Odontologia #25: Tratamentos para câncer podem causar problemas bucais

Laser com baixa potência é uma alternativa para solucionar as complicações orais provocadas pela quimioterapia ou radioterapia. Essa terapia fotodinâmica é indolor e traz uma série de vantagens para os pacientes

 22/07/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 19/05/2021 as 11:39
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia #25: Tratamentos para câncer podem causar problemas bucais
/

Neste Momento Odontologia/Saúde Bucal, se explica como a quimioterapia ou radioterapia na região da cabeça e do pescoço podem provocar complicações na boca de pacientes oncológicos. O problema é que, dependendo do nível das alterações, é necessária a suspensão temporária do tratamento contra o câncer.

Entre as complicações, estão falta de saliva e mucosite oral — uma inflamação aguda da mucosa, que se manifesta por meio de vermelhidão ou até úlcera. As consequências desse quadro são: maior vulnerabilidade a micro-organismos, dores e problemas relacionados à mastigação dos alimentos.

Com o uso de laser de baixa potência, um grupo da Faculdade de Odontologia da USP  busca prevenir e tratar essas doenças bucais. A técnica, que é analgésica, tem poder reparador e modulador do processo inflamatório.

Ficha Técnica

Edição sonora: Gabriel Soares
Produção: Rosemeire Talamone e Leticia Acquaviva
Para receber atualizações com novos episódios, assine o feed do podcast Momento Odontologia. Estamos também no Spotify, no iTunes, Google Podcasts, entre outros apps.
E toda segunda-feira, às 8h05, na Rádio USP (93,7 FM em São Paulo, 107,9 em Ribeirão Preto e streaming).

Produção e Apresentação Rosemeire Talamone
CoProdução: Alexandra Mussolino de Queiroz (FORP), Letícia Acquaviva (FO), Paula Marques e Tiago Rodella (FOB)
Edição: Rádio USP Ribeirão
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS  
 
 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.