Momento Odontologia #24: Aleitamento artificial deve reproduzir ao máximo o aleitamento natural

O aleitamento artificial é definido como qualquer forma de ingestão de leite que não seja diretamente do seio materno. É necessário quando houver a impossibilidade do aleitamento natural exclusivo e ocorre a critério médico. Se houver indicação ao aleitamento artificial, é muito importante que reproduza as condições do aleitamento natural

 15/07/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 19/05/2021 as 11:39
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia #24: Aleitamento artificial deve reproduzir ao máximo o aleitamento natural
/

O aleitamento artificial é qualquer forma de ingestão de leite que não seja diretamente do seio materno. Esse é o tema do Momento Odontologia/Dente de Leite desta semana. Geralmente o uso da mamadeira é recomendado para substituir o aleitamento natural na ausência da mãe ou quando o leite materno for insuficiente para atender às necessidades nutricionais do bebê. Também pode ser indicado quando a mãe for portadora de doença transmissível, enfermidades ou fizer uso de medicamentos que são excretados no leite materno, além de casos de fissuras no mamilo ou mastite.

De acordo com a professora Andiara De Rossi Daldegan, da Faculdade de Odontologia da USP Ribeirão Preto, “a mãe deve oferecer a mamadeira como se fosse o seu próprio peito, em ambiente tranquilo e confortável e em posição que proporcione um contato físico íntimo com o bebê, para preservar o aspecto emocional”.

Deve-se atentar ao fato de que o uso prolongado da mamadeira pode ocasionar atraso no desenvolvimento emocional e alterações no desenvolvimento facial do bebê, pois não é realizado o exercício muscular de vaivém da mandíbula para estimular seu posicionamento correto.

Por conta disso, assim que possível, a mamadeira deve ser substituída por copos para que a criança tome o leite acordada e possa escovar os dentes depois.

Ficha Técnica

Edição sonora: Gabriel Soares
Produção: Rosemeire Talamone e Alexandra Mussolino de Queiroz
Para receber atualizações com novos episódios, assine o feed do podcast Momento Odontologia. Estamos também no Spotify, no iTunes, Google Podcasts, entre outros apps.
E toda segunda-feira, às 8h05, na Rádio USP (93,7 FM em São Paulo, 107,9 em Ribeirão Preto e streaming).


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.