Momento Odontologia #22: Função do aleitamento materno na área odontológica

O leite materno tem um papel nutricional importante para o crescimento saudável dos bebês, já que oferece a eles todos os nutrientes e anticorpos necessários. Na área odontológica ele também tem grande relevância, proporcionando o correto desenvolvimento das estruturas faciais e dentais

 25/06/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 19/05/2021 as 11:40
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia #22: Função do aleitamento materno na área odontológica
/

O aleitamento materno e a saúde bucal é o tema do Momento Odontologia/Dente de Leite desta semana. O ato de amamentar, além de ser uma forma de criar vínculos afetivos entre mãe e filho, colabora com o desenvolvimento adequado da criança. Isso não só pelas vantagens nutricionais do leite materno, uma vez que na odontologia ele também tem um propósito.

A professora Andiara De Rossi Daldegan, do Departamento de Clínica Infantil da Faculdade de Odontologia da USP em Ribeirão Preto, explica que durante as mamadas a formação da mandíbula é finalizada, os músculos faciais evoluem e a respiração nasal é estimulada. Isto é, as estruturas da face sofrem estímulos para terminarem seus processos de formação a partir da amamentação.

Sendo assim, o aleitamento materno é muito importante para o bebê, pois tem um papel afetivo, nutricional e funcional.

 

Ficha técnica:

Edição sonora: Gabriel Soares

Vinheta: Lais Lima Pelozo e Paola Mira

Produção: Rosemeire Talamone e Alexandra Mussolino de Queiroz

Para receber atualizações com novos episódios, assine o feed do podcast Momento Odontologia. Estamos também no Spotfy, no iTunes, Google Podcasts, entre outros apps.

E toda segunda-feira, às 8h05, na Rádio USP (93,7 FM em São Paulo, 107,9 em Ribeirão Preto e streaming).


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.