Momento Odontologia #20: Criança pode usar pasta de dente de adulto?

Foi descoberto que para prevenir a cárie é ideal que as crianças utilizem um creme dental com quantidade de flúor equivalente à presente na versão adulta.

 10/06/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 19/05/2021 as 11:40
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia #20: Criança pode usar pasta de dente de adulto?
/

Há pouco tempo, existia a crença de que as crianças só podiam usar pasta de dente sem flúor ou com pouca quantidade dele a fim de evitar a fluorose dental, um problema que causa manchas brancas nos dentes. Hoje, porém, se sabe que isso é equivocado. Para prevenir de um modo eficaz as cáries, elas devem usar um creme dental com quantidade de flúor equivalente à que um adulto usaria.

Os responsáveis devem sempre supervisionar a escovação das crianças para completá-la e também controlar a porção de pasta utilizada. Além disso, os profissionais recomendam que os adultos guardem o produto fora do alcance delas, evitando ao máximo sua ingestão em excesso.

Ficha técnica:

Edição sonora: Gabriel Soares

Vinheta: Lais Lima Pelozo e Paola Mira

Produção: Rosemeire Talamone e Alexandra Mussolino de Queiroz

Para receber atualizações com novos episódios, assine o feed do podcast Momento Odontologia. Estamos também no Spotfy, no iTunes, Google Podcasts, entre outros apps.

E toda segunda-feira, às 8h05, na Rádio USP (93,7 FM em São Paulo, 107,9 em Ribeirão Preto e streaming).


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.