Momento Odontologia #119: Lentes de contato dentais compradas pela Internet podem trazer mais danos do que benefícios

As lentes e lâminas vendidas pela internet são feitas de resinas, material que não tem durabilidade, no máximo dois anos, pois sofrem desgastes com produtos abrasivos, como creme dental, por exemplo, e mancham fácil por serem porosos, podem causar irritações e infecções gengivais

 14/03/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 15/03/2022 as 11:19
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia #119: Lentes de contato dentais compradas pela Internet podem trazer mais danos do que benefícios
/

No Momento Odontologia desta semana, o professor Claudio Luiz Sendik, da Faculdade de Odontologia (FO) da USP, alerta sobre os riscos da mais nova moda para se ter um os dentes mais brancos e uniformes. A compra de lentes de contato dentais pela internet.

O professor lembra que lentes de contato dentais são lâminas de cerâmica muito finas, altamente resistentes, que são colocadas nos dentes e servem para corrigir forma, tamanho e cor.  “Também podem ser feitas em pequenos fragmentos, sempre coladas aos dentes e não mudam de cor. São indicadas para dentes com pequenas variações de cor, quebrados ou com muitas resinas. As lâminas são feitas em laboratório e especificamente para cada paciente. Quando sua espessura é maior, ela  é denominada lâmina. 

O professor diz que são coladas com cimentos específicos usados em odontologia e é necessário a atuação do dentista. “As lentes para serem coladas precisam da superfície do dente tratada e isolada para não ter umidade e todo cimento, que possa ter entre os dentes ou no espaço da gengiva, tem que ter removido para que ele não funcione como um tártaro, o que pode provocar grandes irritações ou até mesmo infecções gengivais.”

Com as lentes adquiridas na internet não é possível ter todos esses cuidados. “As lentes e lâminas vendidas pela internet são feitas de resinas, material que não tem durabilidade, no máximo dois anos, pois sofrem desgastes com produtos abrasivos, como creme dental, por exemplo, e mancham fácil por serem porosos. Com isso, os riscos são vários, elas se soltam, sofrem infiltrações, os contornos podem ficam com excesso, o que com a escovação ou ao passar fio dental podem levar à sangramento, o que vai causar mais dano do que beneficio.

O professor ressalta que para se ter sempre os dentes branquinhos e uniformes é importante manter a higienização e visitar o cirurgião-dentista de 6 em 6 meses, seguindo todas as orientações do profissional.

Produção e Apresentação Rosemeire Talamone
CoProdução: Alexandra Mussolino de Queiroz (FORP), Letícia Acquaviva (FO), Paula Marques e Tiago Rodella (FOB)
Edição: Rádio USP Ribeirão
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS  
 
 

.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.