Momento Odontologia #104: Aleitamento materno proporciona benefícios para bebês, mães, famílias e comunidade

Além das vantagens para os recém-nascidos, a prática tem sido importante para o meio ambiente e para a economia da família

 09/08/2021 - Publicado há 3 anos
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia #104: Aleitamento materno proporciona benefícios para bebês, mães, famílias e comunidade
/

O Momento Odontologia desta semana continua com a série sobre amamentação, no mês de conscientização sobre sua importância, tanto para as crianças como para as mulheres, suas famílias e comunidade, além dos seus efeitos ao longo da vida. Fala sobre o tema a doutoranda Maria Gerusa Brito Aragão, do Programa de Pós-Graduação em Odontopediatria da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) da USP. 

Maria Gerusa explica que o leite materno é considerado um alimento perfeito, exclusivamente produzido para o bebê. Isso porque sua composição conta com uma alta concentração de anticorpos e agentes de defesa contra doenças infecciosas e alergias. “Além disso, no leite materno há todos os nutrientes que a criança precisa, como proteínas, gorduras e carboidratos”, destaca. A concentração de água no leite materno também é alta, fazendo com que a criança mantenha-se sempre hidratada.

Os benefícios da amamentação para crianças ainda vão além. Conta Maria Gerusa que crianças amamentadas na primeira hora após nascer têm um risco 24 vezes menor de morrer nos primeiros 30 dias após o parto. Além disso, o aleitamento materno também protege contra a mortalidade infantil, pois estima-se que se todas as crianças que nascessem fossem exclusivamente amamentadas até os seis meses de vida 823 mil mortes de crianças de até 5 anos de idade seriam evitadas mundialmente.

E as vantagens se estendem para as mamães. É que a amamentação pode proteger contra câncer de mama e câncer de ovário, além de proporcionar menor risco de desenvolver diabetes mellitus do tipo II e depressão pós-parto. Para a família, representa uma economia, pois não haverá gastos com compra de mamadeiras. “Bebês amamentados adoecem menos, necessitam de menos cuidados médicos e medicamentos, reduzindo os custos com adoecimento”, completa.  

A comunidade também acaba se beneficiando do aleitamento materno, garante Maria Gerusa. “A amamentação tem sido considerada um ato de responsabilidade ambiental, uma vez que a prática não demanda consumo de produtos ou embalagens plásticas.”

Produção e Apresentação Rosemeire Talamone
CoProdução: Alexandra Mussolino de Queiroz (FORP), Letícia Acquaviva (FO), Paula Marques e Tiago Rodella (FOB)
Edição: Rádio USP Ribeirão
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS  
 
 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.