Momento Odontologia #10: Mitos não devem impedir a gestante de buscar tratamento dentário

Em geral, o uso da radiografia e dos remédios mais comuns na odontologia não apresentam riscos à gravidez. O professor Francisco Garcia de Paula e Silva explica que a quantidade de radiação a qual a mulher fica exposta durante o exame odontológico é inferior à necessária para ocasionar má formação congênita ou aborto

 02/04/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 31/05/2019 as 10:51
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia #10: Mitos não devem impedir a gestante de buscar tratamento dentário
/

Em torno da gravidez, rondam muitos mitos. Logo, existe no imaginário das pessoas a ideia de que não se pode fazer uma série de procedimentos odontológicos para a manutenção da segurança do bebê. Essa informação é, em geral, falsa.

Um exemplo bem ilustrativo é a realização de radiografia. O professor Francisco Garcia de Paula e Silva explica que a quantidade de radiação a qual a mulher fica exposta durante o exame odontológico é inferior à necessária para ocasionar má formação congênita ou aborto. Ou seja, ele é seguro durante todas as fases da gestação. Assim como o é a utilização de anestésicos locais e remédios comumente indicados pelos dentistas.

No fim, tudo depende da paciente e do tratamento, cada caso deve ser analisado individualmente. É importante consultar um profissional para que ele diga qual é a melhor forma de se tratar a gestante, lembrando que a sua boa saúde bucal contribui para uma gravidez mais segura.

 

Ficha técnica:
Edição sonora: Gabriel Soares
Vinheta: Lais Lima Pelozo e Paola Mira
Produção: Alexandra Mussolino de Queiroz e Rosemeire Talamone

Para receber atualizações com novos episódios, assine o feed do podcast Momento Odontologia . Estamos também no Spotfy, no iTunes, Google Podcasts, entre outros apps.

E toda segunda-feira às 8:05 na Rádio USP (93,7 FM e streaming).


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.