Momento Odontologia #09: Câncer de boca tem chance de cura

A doença tem maior incidência na população que fuma ou ingere álcool. Tratado em fase inicial, o câncer tem maior chance de ser curado e propicia uma maior qualidade de vida ao paciente, sendo assim, a procura por ajuda não deve ser protelada

Por - Editorias: - URL Curta: jornal.usp.br/?p=232458

Momento Odontologia #09: Câncer de boca tem chance de cura
Momento Odontologia - USP

 
 
00:00 / 6:00
 
1X
 

Os primeiros sintomas da enfermidade são pequenas lesões na cavidade bucal assim como outras doenças que atingem a área, por isso é essencial a busca por um profissional que possa fazer o diagnóstico adequado por meio de uma biópsia.

O ideal é que se faça a prevenção. Assim, é indicado o uso do protetor solar e a boa higiene bucal, além da redução dos hábitos de fumar e beber, já que a doença é mais frequente em pessoas que não têm esse tipo de cuidado. O exame diário da própria boca e a visita regular ao dentista também são ações recomendadas, porque a partir delas pode se obter um diagnóstico precoce.

O tratamento mais comum é a cirurgia, associada ou não a outros procedimentos. É importante ressaltar que o câncer tratado em fase inicial tem maior chance de ser curado e propicia uma maior qualidade de vida ao paciente, sendo assim, a procura por ajuda não deve ser protelada.

Ficha técnica:
Edição sonora: Gabriel Soares
Produção: Letícia Acquaviva e Rosemeire Talamone

Para receber atualizações com novos episódios, assine o feed do podcast Momento Odontologia . Estamos também no Spotfy, no iTunes, Google Podcasts, entre outros apps.

E toda segunda-feira às 8:05 na Rádio USP (93,7 FM e streaming).

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.