Momento Odontologia #07: Prótese Bucomaxilofacial é uma alternativa a cirurgia plástica

O tratamento pode ajudar crianças com fenda palatina (o céu da boca aberto) até a cirurgia ou enquanto elas usam aparelhos

Por - Editorias: - URL Curta: jornal.usp.br/?p=229070

Momento Odontologia #07: Prótese Bucomaxilofacial é uma alternativa a cirurgia plástica
Momento Odontologia - USP

 
 
00:00 / 3:16
 
1X
 

 

A Prótese Bucomaxilofacial é a especialidade odontológica que se dedica ao estudo e ao tratamento de malformações, mutilações e distúrbios de desenvolvimento que afetam a região facial e oral. Essas próteses têm o objetivo de reconstruir as perdas de  diversas partes da face e devolvem ao paciente o convívio social familiar.

Pacientes que perdem o céu da boca, por exemplo, deixam de se sentar à mesa com sua família e de conversar, já que sua fala fica muito comprometida. A prótese é uma alternativa para aqueles que não podem realizar cirurgia plástica, ou que após inúmeras tentativas, não alcançam resultado.

O tratamento pode ajudar crianças com fenda palatina (o céu da boca aberto) até a cirurgia ou enquanto elas usam aparelhos. Outro exemplo é a produção de dispositivos que protegem as regiões da face para pessoas que realizam terapia com radiação.

No Ambulatório de Prótese Bucomaxilofacial da Faculdade de Odontolgia da USP, o tipo de mutilação mais comum é a perda do globo ocular. No caso, a prótese previne o colapso e a deformidade das pálpebras, protege a cavidade contra agentes externos e a secura, restaura a direção do fluxo lacrimal e evita o acumulo de secreção.  Mas próteses de nariz, orelhas, mandíbulas, língua e maxila também são confeccionadas.

O tratamento vai além da reconstituição estética. Pacientes com esses tipos de alteração possuem normalmente um psicológico debilitado, sendo necessário  tratá-lo com cuidado e sempre explicar os passos e limitações do processo.

Ficha técnica:
Edição sonora: Gabriel Soares
Produção: Rosemeire Talamone

Para receber atualizações com novos episódios, assine o feed do podcast Momento Odontologia . Estamos também no Spotfy, no iTunes, Google Podcasts, entre outros apps.

E toda segunda-feira às 8:05 na Rádio USP (93,7 FM e streaming).

 

 

 

 

 

 

 

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.