Momento Cidade #83: Como entender melhor os conflitos que cercam a Praça Roosevelt?

Neste episódio, a entrevistada é a pesquisadora Maria Cristina Fonseca, autora da dissertação “Praça Roosevelt: uma análise dos conflitos da vizinhança a partir da psicanálise”, defendida no Instituto de Psicologia da USP

12/05/2023 - Publicado há 11 meses
Momento Cidade - USP
/

Localizada no centro de São Paulo, a Praça Franklin Roosevelt tem sido palco de diversos movimentos sociais e políticos desde sua criação na década de 1960. Por isso, para entendê-los melhor, o Momento Cidade desta semana entrevista a pesquisadora Maria Cristina Fonseca, autora da dissertação de mestrado Praça Roosevelt: uma análise dos conflitos da vizinhança a partir da psicanálise, orientada pela professora Belinda Mandelbaum do Instituto de Psicologia (IP) da USP.

Em seu trabalho, Maria Cristina analisou os conflitos que cercam a Praça a partir da perspectiva da psicanálise, buscando compreender as dinâmicas de poder e os processos de subjetivação envolvidos na disputa pelo espaço público.

A dissertação completa pode ser acessada neste link.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou seu aplicativo de podcast favorito.

Reportagem: Denis Pacheco
Edição de Som: Angélica Peixoto, Mariana Franco e Guilherme Fiorentini