Momento Cidade #74: Como São Mateus se fez presente na história de São Paulo?

Nesta edição, o entrevistado é Adriano José de Sousa, autor da dissertação “Cotidiano e lutas sociais na periferia de São Paulo: agentes históricos da urbanização de São Mateus”, defendida na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP

Por
 14/10/2022 - Publicado há 2 anos
Momento Cidade - USP
Momento Cidade - USP
Momento Cidade #74: Como São Mateus se fez presente na história de São Paulo?
/

Localizado na zona leste de São Paulo, o bairro de São Mateus agrupa uma população de mais de 300 mil habitantes. Desde 1948, ele é parte da história e das lutas por direitos na capital. Para compreender essa trajetória, o Momento Cidade desta semana entrevista o pesquisador Adriano José de Sousa, autor da dissertação de mestrado Cotidiano e lutas sociais na periferia de São Paulo: agentes históricos da urbanização de São Mateus, orientada pela professora Antonia Terra de Calazans Fernandes, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Coletando relatos jornalísticos de periódicos locais, canções, textos literários e, principalmente, dialogando com moradores locais, Adriano recontou a formação territorial de São Mateus, entre as décadas de 1950 e 2000.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou seu aplicativo de podcast favorito.

Ficha técnica
Produção: Denis Pacheco
Composição Musical e Edição de Som: André Leite, Angélica Peixoto, Lívia Pegoraro e Mariana Franco, com supervisão de Guilherme Fiorentini
Edição Geral: Cinderela Caldeira


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.