Momento Cidade #71: Como diminuir os acidentes de trânsito na capital paulista?

Nesta edição, entrevistamos Ruth Aires, autora da dissertação de mestrado “Uso de índice de ambiente construído para análise espacial dos atropelamentos em São Paulo”, defendida no Departamento de Engenharia de Transportes da Escola Politécnica da USP

02/09/2022 - Publicado há 2 anos
Momento Cidade - USP
Momento Cidade #71: Como diminuir os acidentes de trânsito na capital paulista?
/

Os acidentes de trânsito em países emergentes, como o Brasil, têm aumentado em grande escala. Segundo as Nações Unidas, no mundo, cerca de 1,3 milhão de pessoas são vítimas fatais de acidentes de trânsito e essa é a maior causa de morte entre a população na faixa etária de 5 a 29 anos.

Para entender as consequências dessa situação, especificamente na capital paulista, o Momento Cidade desta semana entrevista a engenheira civil e pesquisadora Ruth Aires, autora da dissertação de mestrado Uso de índice de ambiente construído para análise espacial dos atropelamentos em São Paulo, orientada pelo professor José Alberto Quintanilha e defendida no Departamento de Engenharia de Transportes da Escola Politécnica (Poli) da USP.

No estudo, Ruth buscou compreender a relação entre o desenvolvimento de políticas de prevenção e a redução na quantidade e severidade de acidentes envolvendo pedestres, além de identificar distritos da capital paulista que mais merecem atenção e investimentos em segurança viária, como as regiões da Sé e República.

A dissertação de mestrado completa pode ser acessada neste link.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou no seu aplicativo de podcast favorito.

Reportagem: Gabriele Koga
Produção: Denis Pacheco
Composição Musical e Edição de Som: André Leite, Angélica Peixoto e Guilherme Fiorentini