Momento Cidade #69: Como a má gestão de resíduos sólidos impacta São Paulo?

Nesta edição, o entrevistado é Jackson Magalhães, autor da dissertação de mestrado “Comunidades em situação de vulnerabilidade socioambiental: um estudo das práticas de gestão de resíduos sólidos”, defendida na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP

Por
Momento Cidade - USP
Momento Cidade - USP
Momento Cidade #69: Como a má gestão de resíduos sólidos impacta São Paulo?
/

A gestão inadequada de resíduos sólidos é um dos principais problemas enfrentados pelas cidades brasileiras, principalmente em grandes metrópoles como São Paulo, cuja ocupação desigual dos espaços urbanos dificulta ainda mais a busca pela solução.

Para entender de que maneira essa má gestão impacta São Paulo, o Momento Cidade desta semana entrevista o biólogo e pesquisador Jackson Magalhães, autor da dissertação de mestrado Comunidades em situação de vulnerabilidade socioambiental: um estudo das práticas de gestão de resíduos sólidos, orientado pela professora Sylmara Lopes Francelino Gonçalves-Dias e defendida na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP. 

Em seu estudo, Magalhães buscou compreender as relações entre a injustiça ambiental com os territórios de vulnerabilidade, além de identificar desigualdades referentes à infraestrutura urbana nos bairros da capital paulista, em especial, no Jardim Keralux, localizado na zona leste da capital.

A dissertação de mestrado completa pode ser acessada neste link.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou no seu aplicativo de podcast favorito.

Ficha técnica

Reportagem: Gabriele Koga
Produção: Denis Pacheco
Composição Musical e Edição de Som: André Leite, Angélica Peixoto e Guilherme Fiorentini


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.