Momento Cidade #68: Como podemos prestar mais atenção nas ruas de São Paulo?

Nesta edição, o entrevistado é André Sato, autor da dissertação de mestrado “Streetscapes para São Paulo: caminhabilidade & ergonomia”, defendida na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP

Por
Momento Cidade - USP
Momento Cidade - USP
Momento Cidade #68: Como podemos prestar mais atenção nas ruas de São Paulo?
/

A vivência em grandes centros urbanos como São Paulo traz uma série de facilidades, como o acesso a uma infinidade de serviços e opções de lazer. Ao mesmo tempo, essas facilidades também incluem uma série de desafios e problemas que envolvem, por exemplo, a mobilidade urbana.

Para entender como funciona a dinâmica da mobilidade na capital e de que forma podemos solucionar seus problemas, o Momento Cidade desta semana entrevista o pesquisador André Sato, autor da dissertação Streetscapes para São Paulo: caminhabilidade & ergonomia, orientada pela professora Roberta Mülfarth e defendida na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP.

Na pesquisa, Sato buscou investigar mais a fundo o funcionamento das ruas da cidade. Para isso, o pesquisador utilizou o conceito de streetscapes, que visa a analisar a percepção espacial das ruas, unindo características físicas, sociais, econômicas e culturais do espaço.

A dissertação completa pode ser acessada neste link.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou seu aplicativo de podcast favorito.

Ficha técnica

Reportagem: Caio César Pereira
Produção: Denis Pacheco
Composição Musical e Edição de Som: André Leite, Angélica Peixoto e Guilherme Fiorentini


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.