Momento Cidade #67: Como a insegurança alimentar e nutricional prejudica São Paulo?

Nesta edição, a entrevistada é Camila Serpa, autora da tese “Fatores associados ao nível de segurança alimentar e nutricional no município e Estado de São Paulo”, defendida no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Nutrição Humana Aplicada da USP

Por
Momento Cidade - USP
Momento Cidade - USP
Momento Cidade #67: Como a insegurança alimentar e nutricional prejudica São Paulo?
/

Após anos em declínio, a fome, a insegurança alimentar e nutricional (IAN) e o número de indivíduos malnutridos voltaram a crescer no Brasil e no mundo. Para entender as principais consequências dessa situação, o Momento Cidade desta semana entrevista Camila Munafó Serpa, autora da tese de doutorado Fatores associados ao nível de segurança alimentar e nutricional no município e Estado de São Paulo: uma análise dos resultados obtidos pela Escala Brasileira de Insegurança Alimentar, orientada pela professora Denise Cavallini Cyrillo e defendida no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Nutrição Humana Aplicada da USP. 

Durante seu trabalho, Camila descreve o fenômeno como complexo e multifatorial; além disso, a especialista analisa os fatores associados ao nível de segurança alimentar e nutricional em São Paulo e de que forma as características relativas ao gênero, raça-cor e renda podem influenciar os resultados obtidos pela Escala Brasileira de Insegurança Alimentar. 

A tese de doutorado completa pode ser acessada neste link.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou no seu aplicativo de podcast favorito.

Ficha técnica

Reportagem: Gabriele Koga
Produção: Denis Pacheco
Composição Musical e Edição de Som: André Leite, Angélica Peixoto e Guilherme Fiorentini


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.