Momento Cidade #66: Como as drogas afetam cidadãos e espaço urbano em São Paulo, Bogotá e Medellín?

Nesta edição, o entrevistado é Thiago Godoi Calil, autor da tese “Cenas públicas de uso de drogas e a produção do risco em cidades latino-americanas: consumo do espaço e efeitos sociais – aproximações entre São Paulo, Bogotá e Medellín”, defendida na Faculdade de Saúde Pública da USP

Por
Momento Cidade - USP
Momento Cidade - USP
Momento Cidade #66: Como as drogas afetam cidadãos e espaço urbano em São Paulo, Bogotá e Medellín?
/

Um dos principais problemas enfrentados por grandes cidades envolve o difícil balanço entre dar suporte aos dependentes químicos e, ao mesmo tempo, combater o tráfico de drogas com políticas públicas eficazes.

Para entender de que forma as drogas afetam tanto os cidadãos quanto o espaço urbano em São Paulo, Bogotá e Medellín, o Momento Cidade desta semana entrevista o psicólogo e pesquisador Thiago Godoi Calil, autor da tese de doutorado Cenas públicas de uso de drogas e a produção do risco em cidades latino-americanas: consumo do espaço e efeitos sociais – aproximações entre São Paulo, Bogotá e Medellín, orientada pelo professor Rubens de Camargo Ferreira Adorno e defendida na Faculdade de Saúde Pública da USP.

Em seu trabalho de campo, Calil buscou compreender as relações entre as drogas com as áreas da saúde e o espaço urbano, além de identificar ligações entre o Brasil e a Colômbia e suas principais aproximações.

A tese de doutorado completa pode ser acessada neste link.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou no seu aplicativo de podcast favorito.

Ficha técnica

Reportagem: Gabriele Koga
Produção: Denis Pacheco
Composição Musical e Edição de Som: André Leite, Angélica Peixoto e Guilherme Fiorentini


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.