Momento Cidade #65: Como podemos reduzir a poluição sonora em São Paulo?

Nesta edição, conversamos com Teddy Yanagiya, autor da dissertação “Métodos para a redução do ruído urbano nas cidades brasileiras”, defendida na Escola Politécnica da USP

Por
 10/06/2022 - Publicado há 2 anos
Momento Cidade - USP
Momento Cidade - USP
Momento Cidade #65: Como podemos reduzir a poluição sonora em São Paulo?
/

Um dos principais problemas enfrentados pelos grandes centros urbanos como São Paulo é a poluição sonora. Considerada pela Organização Mundial da Saúde como um dos piores tipos de poluição, a exposição contínua a sons altos pode levar à perda gradativa da audição a longo prazo. Para entender como isso acontece e propor maneiras de combater esse problema, o Momento Cidade desta semana entrevista o pesquisador Teddy Yanagiya, autor da dissertação Métodos para a redução do ruído urbano nas cidades brasileiras, orientada pelo professor Alex Kenya Abiko, defendida na Escola Politécnica (Poli) da USP.

Na pesquisa, Yanagiya investigou com profundidade a questão da acústica ambiental e urbana. O especialista notou que, apesar de ser um problema grave, ainda existem poucos estudos sobre o assunto.

A dissertação completa pode ser acessada neste link.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou seu aplicativo de podcast favorito.

Ficha técnica

Reportagem: Caio César Pereira
Produção: Denis Pacheco
Composição Musical e Edição de Som: André Leite, Angélica Peixoto e Guilherme Fiorentini


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.