Momento Cidade #64: Como a elite tomou conta do Vale do Anhangabaú?

Nesta edição, o entrevistado é Rafael Carlos Lima Oliveira, autor da dissertação “A ironia de quem ‘formosa’ te chamou!: a Rua Formosa no processo de elitização do Anhangabaú (1877-1917)”, defendida na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP

Por
Momento Cidade - USP
Momento Cidade - USP
Momento Cidade #64: Como a elite tomou conta do Vale do Anhangabaú?
/

Para entender melhor o processo histórico envolvendo a transformação do Vale do Anhangabaú, em São Paulo, no final do século 19, o Momento Cidade desta semana entrevista o pesquisador Rafael Carlos Lima Oliveira, autor da dissertação de mestrado A ironia de quem ‘formosa’ te chamou!: a Rua Formosa no processo de elitização do Anhangabaú (1877-1917), orientada pela professora Solange Ferraz de Lima, defendida na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Em sua dissertação, Oliveira buscou compreender as dinâmicas do primeiro processo de modelação do Anhangabaú e a relação das pessoas com o território, além de mostrar o peso e a influência do fator humano no eixo urbano-arquitetônico durante a transformação da região central da cidade, com destaque para a Rua Formosa.

A dissertação de mestrado completa pode ser acessada neste link.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou no seu aplicativo de podcast favorito.

Ficha técnica

Reportagem: Gabriele Koga
Produção: Denis Pacheco
Composição Musical e Edição de Som: André Leite, Angélica Peixoto e Guilherme Fiorentini


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.