Momento Cidade #59: Como a trajetória do violão marcou a história de São Paulo?

Nesta edição, a entrevistada é Flavia Rejane Prando, autora da tese “O mundo do violão em São Paulo: processos de consolidação do circuito do instrumento na cidade (1890-1932)”, defendida na Escola de Comunicações e Artes da USP

Por
 04/03/2022 - Publicado há 3 anos
Momento Cidade - USP
Momento Cidade - USP
Momento Cidade #59: Como a trajetória do violão marcou a história de São Paulo?
/

Com o objetivo de entender parte da história do violão e seus praticantes em São Paulo, o Momento Cidade desta semana entrevista a pesquisadora Flavia Rejane Prando, autora da tese de doutorado O mundo do violão em São Paulo: processos de consolidação do circuito do instrumento na cidade (1890-1932), orientada pela professora Flávia Camargo Toni e defendida na Escola de Comunicações e Artes da USP.

Na pesquisa, Flávia buscou entender quem eram os praticantes de violão e qual era o repertório desses instrumentistas na virada do século 19 para o 20. A intenção foi contar parte da história da cidade de São Paulo sob a perspectiva da sua sonoridade, focando no violão.

No trabalho, a especialista analisou a obra de 13 compositores, editou suas partituras e fez gravações das peças. 

A tese completa pode ser acessada neste link. Para assistir e ouvir as composições, acesse o canal do Youtube.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou seu aplicativo de podcast favorito.

Ficha técnica

Reportagem: Karina Tarasiuk e André Leite
Produção: Denis Pacheco
Composição Musical e Edição de Som: André Leite, Angélica Peixoto, Malu Ferreira, com supervisão de Guilherme Fiorentini


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.