Momento Cidade #58: Como acolher a população LGBTQ+ em vulnerabilidade?

Nesta edição, o entrevistado é Artur de Souza Duarte, autor da dissertação “Enviadescer a Casa 1 e a ancoragem LGBTQ no Bixiga, São Paulo”, defendida na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP

Por
 18/02/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 25/05/2022 as 13:08
Momento Cidade - USP
Momento Cidade - USP
Momento Cidade #58: Como acolher a população LGBTQ+ em vulnerabilidade?
/

Para conhecer a história da Casa 1 e entender como São Paulo pode acolher melhor a população LGBTQ+ em vulnerabilidade, o Momento Cidade desta semana entrevista o pesquisador Artur de Souza Duarte, autor da dissertação Enviadescer a Casa 1 e a ancoragem LGBTQ no Bixiga, São Paulo, orientada pelo professor Renato Cymbalista e defendida na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.

Na pesquisa, Duarte analisou de perto, inclusive como voluntário, a história da Casa 1, uma organização criada em 2017 para ser um espaço de acolhimento para a população LGBTQ+ em situação de vulnerabilidade econômica e social.

A principal metodologia utilizada foi a de observação participante. O pesquisador estava presente na Casa 1 de 2018 até o início de 2020, quando começou a pandemia. Depois desse período, ele se dedicou a escrever a dissertação. Na opinião dele, todas as políticas públicas “devem ser totalmente voltadas para o acolhimento. E quando eu digo acolhimento, não é moradia apenas, é uma cidade acolhedora”. 

A dissertação completa pode ser acessada neste link.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou seu aplicativo de podcast favorito.

Ficha técnica

Reportagem: Karina Tarasiuk
Produção: Denis Pacheco
Composição Musical e Edição de Som: André Leite, Angélica Peixoto, Malu Ferreira, com supervisão de Guilherme Fiorentini


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.