Momento Cidade #57: Como grandes metrópoles podem ajudar sua população em situação de rua?

Nesta edição, a entrevistada é Giovanna Fidelis Chrispiano, autora da dissertação “Vias Abertas da América Latina: uma análise do fenômeno das pessoas em situação de rua em São Paulo e Santiago”, defendida no Programa Integração da América Latina da USP

Por
 04/02/2022 - Publicado há 2 anos
Momento Cidade - USP
Momento Cidade - USP
Momento Cidade #57: Como grandes metrópoles podem ajudar sua população em situação de rua?
/

Para entender como grandes cidades latino-americanas cuidam da sua população em situação de rua, o Momento Cidade desta semana entrevista a pesquisadora Giovanna Fidelis Chrispiano, autora da dissertação Vias Abertas da América Latina: uma análise do fenômeno das pessoas em situação de rua em São Paulo e Santiago, orientada pela professora Maria Cristina Cacciamali e defendida no Programa Integração da América Latina (Prolam) da USP.

Na dissertação, Giovanna investigou o fenômeno da situação de rua em São Paulo e em Santiago, capital do Chile, entre 1990 e 2018. Durante o mestrado, ela comparou as políticas públicas para as pessoas em situação de rua nas duas grandes cidades nos últimos 30 anos.

De acordo com ela, o objetivo do trabalho “era encontrar aproximações e distanciamentos em relação a essa população e as estratégias do poder público para o enfrentamento desse problema em ambas as cidades”. A pesquisa envolveu consultas aos censos de cada uma das cidades em sites oficiais, revisão bibliográfica de dissertações e teses sobre o assunto, e acesso aos dados brutos de todos os equipamentos públicos que atendem essa população tanto no Brasil quanto no Chile. 

A dissertação completa pode ser acessada neste link.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou seu aplicativo de podcast favorito.

Ficha técnica

Reportagem: Denis Pacheco
Composição Musical e Edição de Som: André Leite, Angélica Peixoto, Malu Ferreira, com supervisão de Guilherme Fiorentini


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.