Momento Cidade #54: Como as cidades fazem a gestão dos nossos dados digitais?

Nessa edição, a entrevistada é Lucia Helena Meneghetti, autora da tese “Dados digitais no espaço público: visibilidade e vigilância distribuída na cidade contemporânea”, defendida na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP

Por
Jornal da USP
Jornal da USP
Momento Cidade #54: Como as cidades fazem a gestão dos nossos dados digitais?
/

O Momento Cidade desta semana entrevista a pesquisadora e arquiteta Lucia Helena Meneghetti, autora da dissertação de mestrado Dados digitais no espaço público: visibilidade e vigilância distribuída na cidade contemporânea, orientada pela professora Giselle Beiguelman e defendida da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP. 

A pesquisa investiga situações de capturas dos dados digitais dos cidadãos nos espaços urbanos e estuda como os moradores da cidade estão cada vez mais sujeitos às práticas de vigilância ao transitar por locais públicos. “A minha pesquisa enfoca o tema das relações entre as práticas de visibilidade e vigilância de indivíduos, potencializadas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação, em espaços híbridos e ampliados da cidade contemporânea”, explica a pesquisadora. 

Na entrevista, Lucia fala sobre a falta de transparência quanto à coleta de dados digitais e como a interconexão entre elementos urbanos e a rede mundial de computadores permite o monitoramento ativo dos cidadãos. 

A dissertação completa pode ser acessada aqui.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou seu aplicativo de podcast favorito.

Ficha técnica

Reportagem: Mariana Marques
Produção: Denis Pacheco 
Composição Musical e Edição de Som: André Leite e Guilherme Calaça, com supervisão de Guilherme Fiorentini


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.