Momento Cidade #53: Como povos indígenas lutam por direitos em São Paulo?

Nesta edição, o entrevistado é Emerson de Oliveira Souza, autor da dissertação “Povos Indígenas na Metrópole: movimento, universidade e invisibilidade na maior cidade da América”, defendida na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP

Por
Jornal da USP
Jornal da USP
Momento Cidade #53: Como povos indígenas lutam por direitos em São Paulo?
/

Para entender como os povos indígenas se fazem presentes na metrópole paulista, o Momento Cidade desta semana entrevista o pesquisador Emerson de Oliveira Souza, autor da dissertação Povos Indígenas na Metrópole: movimento, universidade e invisibilidade na maior cidade da América, orientada pelo professor Renato Sztutman e defendida Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Na pesquisa, Emerson parte de sua trajetória pessoal, como indígena originário do interior paulista, para estudar a presença do seu povo na capital. No trabalho, o professor aborda o contexto histórico dos indígenas no Brasil e procura entender como essa luta por visibilidade e conquista de direitos básicos acontece nos dias de hoje.

Segundo o pesquisador, é necessário desenvolvermos uma visão crítica da história do País que, muitas vezes, omite o ponto de vista dos próprios indígenas, oprimidos pelos colonizadores há mais de 500 anos. Ao reconsiderarmos esta história a partir da visão desta população marginalizada, de acordo com o especialista, seria possível pensarmos políticas públicas que reduzam desigualdades no presente e futuro próximo. 

A dissertação de mestrado completa pode ser acessada neste link.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou no seu aplicativo de podcast favorito.

Ficha técnica
Reportagem: Karina Tarasiuk
Produção: Denis Pacheco
Composição Musical e Edição de Som: André Leite, com supervisão de Guilherme Fiorentini


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.