Momento Cidade #49: Quem foram os imigrantes que fizeram história em São Paulo?

Nesta edição, o entrevistado é André Lanza, autor da tese “De braços para a lavoura a proprietários rurais: imigrantes e o acesso à terra em São Paulo, 1886-1920”, defendida na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP

Por
 03/09/2021 - Publicado há 3 anos
Momento Cidade - USP
Momento Cidade - USP
Momento Cidade #49: Quem foram os imigrantes que fizeram história em São Paulo?
/

Para entender como os imigrantes europeus foram de agricultores a proprietários de terra nas lavouras de São Paulo, o Momento Cidade desta semana entrevista o pesquisador André Lanza, autor da tese De braços para a lavoura a proprietários rurais: imigrantes e o acesso à terra em São Paulo, 1886-1920, orientada pelo professor Renato Perim Colistete e defendida na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH).

Em sua tese, Lanza analisou documentos e estatísticas para saber quem eram os imigrantes que vieram para trabalhar nas plantações de café paulistas. Muitos deles vieram a partir do programa de subsídios do governo estadual. Eles eram, em grande maioria, pessoas pobres, que não conseguiriam sair do país de origem sem o auxílio. Com a análise de dados, foi possível descobrir quantos desses imigrantes conseguiram se tornar proprietários de terra após anos de trabalho.

Para o pesquisador, entender como ocorreu o movimento migratório no Brasil mais de cem anos atrás pode ajudar o País a lidar com os fluxos migratórios atuais, de modo a repensar as políticas públicas de acolhimento para os imigrantes.

A tese de doutorado completa pode ser acessada neste link.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou no seu aplicativo de podcast favorito.

Ficha técnica

Reportagem: Karina Tarasiuk
Produção: Denis Pacheco
Composição Musical e Edição de Som: André Leite e Guilherme Calaça, com supervisão de Guilherme Fiorentini


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.