Momento Cidade #48: Como a Companhia City construiu parte de São Paulo?

Nesta edição, a entrevistada é Deborah Sandes de Almeida, autora da dissertação “Companhia City além-rios: os bairros-jardins na zona norte de São Paulo e a trajetória empresarial (1950-2000)”, defendida na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP

Por
 20/08/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 17/09/2021 as 16:07
Momento Cidade - USP
Momento Cidade - USP
Momento Cidade #48: Como a Companhia City construiu parte de São Paulo?
/

São Paulo, a maior cidade do Brasil, teve um processo de urbanização complexo que envolveu diversos atores. Um deles é a Companhia City, uma das empresas mais tradicionais do ramo imobiliário. 

Nesta semana, o Momento Cidade conversa com a arquiteta e pesquisadora Deborah Sandes de Almeida, autora da dissertação Companhia City além-rios: os bairros-jardins na zona norte de São Paulo e a trajetória empresarial (1950-2000), orientada pela professora Ana Claudia Veiga de Castro e defendida na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP.

Durante a entrevista, Deborah explica o papel da Companhia City na construção de vários bairros de São Paulo, executando difíceis projetos de transformação do solo e inaugurando conceitos urbanísticos até então inéditos no Brasil. Sua pesquisa teve como alvo a trajetória da empresa a partir dos anos 50 e a implementação de bairros-jardins na zona norte. 

A dissertação completa pode ser acessada neste link

Ouça o podcast completo no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcast ou no seu aplicativo de podcast favorito. 

Ficha técnica 

Reportagem: Mariana Marques
Produção: Denis Pacheco
Composição Musical e Edição de Som: André Leite e Guilherme Calaça, com supervisão de Guilherme Fiorentini


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.