Momento Cidade #47: Como o skate marcou as ruas de São Paulo?

Nesta edição, o entrevistado é Giancarlo Machado, autor da tese “A cidade dos picos: a prática do skate e os desafios da citadinidade”, defendida na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP

Por
 06/08/2021 - Publicado há 3 anos
Momento Cidade - USP
Momento Cidade - USP
Momento Cidade #47: Como o skate marcou as ruas de São Paulo?
/

Para mapear quem são os skatistas paulistanos e como eles ocupam e transformam o espaço público, o Momento Cidade desta semana entrevista o pesquisador Giancarlo Machado, autor da tese A cidade dos picos: a prática do skate e os desafios da citadinidade, orientada pelo professor José Magnani e defendida na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Em um estudo de viés etnográfico, a pesquisa investiga diversos aspectos relacionados à prática do skate de rua na cidade de São Paulo. A ideia principal foi compreender “como os skatistas embaralham certos ordenamentos urbanos e colocam em suspensão eventuais embelezamentos estratégicos de uma cidade que muitas vezes é gerenciada para os negócios, para o lucro, para a especulação, para a privatização dos espaços”, conta Machado. 

Para o pesquisador, mapear a chegada do skate em São Paulo, nos anos 1970, até sua prática nos dias atuais, denota uma maneira muito particular de “interação com a cidade”. De acordo com ele, “toda e qualquer novidade em termos arquitetônicos urbanísticos torna-se alvo dos skatistas, que querem deixar suas marcas, a fim de se apropriar desses locais”.

A tese completa pode ser acessada neste link.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou seu aplicativo de podcast favorito.

Ficha técnica

Reportagem: Caio César Pereira
Produção: Denis Pacheco
Composição Musical e Edição de Som: André Leite, Guilherme Calaça e Guilherme Fiorentini


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.